Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Conteúdo patrocinado

A importância do planejamento antes da obra

Foto: Alencar da Rosa

A construção civil passa por um período de aquecimento no Brasil. Depois da cautela nos primeiros meses da pandemia em 2020, a perspectiva é de que o PIB do setor apresente um crescimento na ordem dos 4% neste ano. Se de um lado o cenário é animador em termos de recuperação, os custos dos insumos deixam o mercado em alerta. Isso porque, além dos preços maiores, é preciso lidar com a baixa oferta de alguns itens indispensáveis para as obras. Nesse cenário, planejamento é fundamental não apenas para garantir que os prazos sejam cumpridos, mas também com o objetivo de economizar.

A recomendação é do engenheiro civil Lari Ertel, que já passou da marca de 600 casas construídas em sua trajetória. Com expertise no segmento, em especial no de residências de alto padrão, ele acompanha de perto o comportamento do mercado. “Alguns materiais realmente ficaram mais caros, como é o caso do aço, alumínio e os cabos, que subiram 100%. Em termos gerais, o custo da construção civil está em torno de 30% maior”, avalia.

Diante desses números, Ertel destaca que existe uma certa insegurança por parte daqueles que se preparam para iniciar uma obra. A dúvida mais frequente, segundo o profissional, fica em torno dos custos finais. Isso costuma ocorrer especialmente diante daquela noção de que uma obra costuma custar muito além do previsto. “Hoje, com um bom planejamento, é possível saber os valores da obra com maior segurança, desde que ela não seja muito demorada. Além disso, é importante contar com a logística adequada para agilizar os trabalhos”, sugere.

Ao combinar esses dois fatores e contar com fornecedores confiáveis, Ertel tem conseguido construir casas em um prazo de seis meses. “Quem está pensando em construir uma casa deve ficar atento a esses aspectos, pois o planejamento e os bons fornecedores fazem a diferença em relação aos custos”, explica. Hoje, segundo ele, a especialização dos profissionais da construção civil também é um aspecto a ser considerado. Assim, é possível planejar as diferentes etapas do projeto agilizando os prazos de conclusão. Embora alguns materiais tenham se tornado escassos no mercado, Ertel salienta que tem conseguido manter o ritmo de trabalhos justamente por contar com a parceria de bons fornecedores.

Atenção

Hoje, especialmente em Santa Cruz do Sul, o setor da construção civil e consequentemente o mercado imobiliário passam por uma boa fase. Com a pandemia, cresceu sobretudo a demanda por casas de alto padrão em condomínios fechados. Em alguns, inclusive, restam poucos imóveis à venda e os lançamentos no segmento têm sido sucesso de vendas. As casas já construídas e ainda disponíveis, segundo Ertel, acabam tendo um preço mais competitivo, pois não houve a incidência dos aumentos no custo da construção civil. Nesse caso, outra vantagem é o fato de poder ocupar o imóvel mais rápido, pois não será necessário esperar a conclusão da obra.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.