Cadernos Especiais

A história da educação passou pelas páginas da Gazeta do Sul

As publicações em jornais servem como documentos históricos. Assim, uma matéria evidencia um momento, uma tendência ou uma necessidade da comunidade. Os exemplos podem ser para o lado positivo ou negativo. Um deles, que evidenciou importante conquista para a comunidade regional é a cobertura da mobilização para a liberação do curso de Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A nova opção de formação educacional na área da saúde é resultado da movimentação da região. Reitor na ocasião, e ex-presidente da mantenedora da instituição, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Luiz Augusto Costa a Campis recorda que uma série de ações foram feitas para a liberação. Algumas de ordem técnica, outras, maiores, como a aquisição do Hospital Santa Cruz (HSC).

LEIA TAMBÉM: Gazeta do Sul acompanhou a transformação da Marechal Floriano em ponto de referência

Publicidade

Faltando pouco tempo para encerrar a sua gestão, Campis lembra de ter passado 24 horas em Brasília, na tentativa de encontrar o ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Tivemos a oportunidade de entregar dossiê mostrando toda a luta da comunidade. A capa era uma manchete da Gazeta com o ex-ministro Tarso Genro dizendo que, se a universidade tivesse conquistado as etapas técnicas, não iria faltar apoio político. No dossiê, várias manchetes e artigos da Gazeta mostrando toda a mobilização.

LEIA TAMBÉM: Curso de medicina da Unisc será ofertado em mais um município gaúcho

Publicidade

Foi determinante para que conquistássemos esse importante patamar do curso de Medicina, o que possibilitou avanço não só da universidade, mas da saúde e da educação de toda a região”, afirma.
Da mesma forma, a formação da Apesc é fruto do esforço que foi divulgado e incentivado na década de 1960 pela Gazeta do Sul.

“Desde o início da colonização, a ação comunitária está presente no nosso município, não ficando à espera do Estado. Foi o que aconteceu com as faculdades, na década de 1960, quando a maioria dos estudantes tinha que sair para outros municípios. Perdíamos potencial humano muito grande. Foi aí que houve a união de várias pessoas e entidades, que formaram a nossa Apesc, para, em 1964, oferecer o primeiro curso superior da região”, relata.

LEIA MAIS: Entre perdas e ganhos, a Gazeta noticiou cada detalhe do novo mapa de Santa Cruz

Publicidade

Campis e sua diretoria tiveram momentos como absorver a direção do HSC e poder possibilitar a instalação do curso de Medicina e um hospital universitário. “Lembro, com satisfação, que nas duas empreitadas a gente sempre contou com o apoio do grupo Gazeta para levar adiante nossos pleitos, porque precisávamos ter acesso a autorizações em Brasília, aos financiamentos, que a gente conseguiu para fazer os investimentos necessários”, ressalta.

Um dos dias mais importantes para a educação e o desenvolvimento regional é 18 de novembro de 1961. Atendendo a convocação do prefeito Edmundo Hoppe, estudantes e líderes comunitários reuniram-se para discutir a criação de cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Criada a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc), em 1964 foi instituída a Faculdade de Ciências Contábeis.

LEIA MAIS: Há 78 anos você Conta Comigo; confira o caderno especial de aniversário da Gazeta do Sul

Publicidade

Assim como passaram os anos, foram sendo ampliadas as opções de áreas de atuação nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc), que em 1993 tiveram reconhecimento como Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Houve foguetório e passeata na cidade, quando chegou a informação do ato de criação, em Brasília.

Desde os primórdios, com a criação da mantenedora Apesc, a Gazeta do Sul noticia as conquistas da Unisc, seus professores e alunos. E isso vai desde a apresentação de projetos inovadores, que têm conquistado reconhecimento mundial; a resultados de pesquisas ou formaturas, que ilustram as páginas sociais.

Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, destaca a parceria da universidade com a Gazeta

A estrutura da universidade tem sido espaço para ações e projetos da Gazeta do Sul, como o Projeto Gerir, de Workshops, que possibilita o debate sobre a prática da inovação. O atual reitor, Rafael Frederico Henn, resume essa parceria “Unisc e Gazeta – uma história entrelaçada”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradora de Vera Cruz ganha prêmio da Gazeta

“A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está presente na vida da comunidade regional há mais de 60 anos e teve sua atuação ampliada para os municípios de Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa e, em 2023, está inaugurando uma unidade da Central Analítica no município de Primavera do Leste (MT).“

“É compromisso da universidade estar atenta às dinâmicas sociais, formando recursos humanos capacitados para o mundo do trabalho, para o exercício da cidadania e para a vida. A universidade impulsiona e colabora para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, não só através do ensino de graduação e pós-graduação, mas também através da pesquisa, da extensão, da inovação tecnológica e da prestação de serviços qualificados em diversas áreas“, frisa.

“Nesses tantos anos de atuação em Santa Cruz do Sul, a Unisc sempre contou com a parceria dos veículos de comunicação. A história do ensino superior em Santa Cruz do Sul se entrelaça com a história da Gazeta Grupo de Comunicações. Esse importante veículo, que completa 78 anos de atuação, faz parte da história de nossa instituição, pois foram muitos os momentos estampados nas páginas da Gazeta, alguns históricos, como a autorização, junto ao MEC, para o funcionamento dos primeiros cursos, nas décadas de 60 e 70; a comemoração pela conquista da universidade, em 1993; a implantação do curso de Medicina, em 2006; as diversas inaugurações de novos espaços no campus, entre tantos outros“, acrescenta.

“Assim, registramos um reconhecimento especial a todos os que nos antecederam, na universidade e no Grupo Gazeta, deixando um legado e uma história de superação e de grandes desafios. O exemplo deixado é o combustível para que sigamos firmes em busca de nossos objetivos. Parabéns ao Grupo Gazeta e a todos que participaram e participam dessa bela trajetória. Que ela siga firme e forte, fazendo parte da vida e da história de Santa Cruz e da região”, conclui a mensagem de Rafael Frederico Henn, presidente da Apesc e reitor da Unisc.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.