Marcou época, e firmou-se na memória, uma viagem de bicicleta que um santa-cruzense realizou ainda na década de 1990 atravessando todo o continente americano, até Los Angeles, nos Estados Unidos. Mesmo que, naquele período, a façanha tivesse sido amplamente repercutida na imprensa, não havia sido fixada efetivamente para a posteridade. Essa lacuna, para satisfação dos leitores de livros de viagem, acaba de ser preenchida: está no mercado o volume A grande viagem: 18.250 km de bicicleta pela América – A incrível aventura de Miguel Lawisch, que deixa entrever, já no título, a distância percorrida e o autor daquela façanha.
LEIA TAMBÉM: O homem testa os seus limites em plena Groenlândia
Quem se incumbiu de transformar o depoimento e as lembranças de Lawisch em texto foi o jornalista, escritor, poeta, ensaísta e professor Demétrio de Azeredo Soster, e a obra sai pela editora dele, Catarse, com 218 páginas, no formato 11,5 x 22 cm. Natural de Porto Alegre, Demétrio por muitos anos residiu em Santa Cruz do Sul, onde lecionou junto à graduação e à pós-graduação de Comunicação Social e de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atualmente, está radicado em Aracaju, capital de Sergipe, onde trabalha na Universidade Federal de Sergipe.
Publicidade
Também adepto do cicloturismo, e tendo feito ele próprio diversas viagens longas, que renderam relatos publicados, Demétrio tomou conhecimento da jornada empreendida por Lawisch e, impressionado com o resultado dela, determinou-se a transformá-la em uma reportagem. E ela mereceu um prefácio do cicloturista e escritor Charles Zimmermanm, uma apresentação assinada por Luiz Faccin, empresário e igualmente adepto e incentivador do cicloturismo, e posfácio do próprio Miguel Lawisch, que ainda se incumbiu de fazer a revisão crítica.
LEIA TAMBÉM: Cultura, a alma de um povo
O lançamento da obra envolve diversas ações culturais e de divulgação paralelas e simultâneas. Uma delas é uma exposição de fotos temáticas, com registros de alguns dos mais relevantes momentos da cicloaventura protagonizada por Lawisch durante um ano e quatro meses pedalando pelas Américas do Sul, Central e Norte. Já o primeiro lançamento do livro será neste sábado no evento “Evangelista de Bike”, na localidade de Evangelista, no município de Casca (RS), a 130 quilômetros de Santa Cruz, acima de Guaporé.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A América vista pelos escritores vindos da Europa
A obra é dividida em três blocos, como descreve Demétrio: o primeiro, composto de 16 capítulos, inicia-se com uma breve contextualização de quem era Miguel Pedro Lawisch antes de pegar a estrada em direção a Los Angeles, bem como suas primeiras aventuras de bicicleta, e se encerra quando ele finalmente alcança Roraima, último Estado onde esteve antes de deixar o País. O segundo bloco, com nove capítulos, está centrado na passagem pela América Central. Por fim, o terceiro e derradeiro, composto igualmente de nove capítulos, detalha o que Lawisch vivenciou no México e nos Estados Unidos. Cada capítulo é aberto com um mapa para o leitor ter uma visão mais clara do trecho da viagem em questão.
O livro também pode ser adquirido na Luiz Faccin Bicicletas, em Santa Cruz, a R$ 50,00, e merecerá lançamento específico na terra natal do cicloturista que, afinal, concretizou essa viagem incomum. Ficará na memória essa viagem que fez história.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.