Venham do streaming ou do cinema tradicional, o que importa é que sejam filmes de qualidade e resistam ao teste do tempo. Essa é a regra para os concorrentes da 94ª edição do Oscar, que acontece na noite deste domingo, 27, em Los Angeles. A maior premiação do cinema mundial será no tradicional Dolby Theatre, em Hollywood, ainda seguindo algumas regras de prevenção ao coronavírus, como redução de público, distanciamento e uso de máscaras. A transmissão do evento, que se inicia às 22 horas, no horário de Brasília, será feita no Brasil pela TNT. A Rede Globo, que tradicionalmente passava a cerimônia na tevê aberta, abriu mãos dos direitos de exibição, que deve ocorrer somente pelo Globoplay, streaming da emissora.
O filme mais indicado do ano, Ataque dos Cães, da Netflix, lidera em 12 categorias. A diretora do longa, a neozelandesa Jane Campion, é a primeira mulher da história a receber uma segunda indicação na categoria Melhor Direção, sendo a primeira pelo filme O Piano, em 1993. O segundo longa-metragem mais indicado foi Duna, de Dennis Villeneuve, adaptação do livro de Frank Herbert, que concorre em dez categorias. Já empatados no terceiro lugar, Belfast e Amor, Sublime Amor somam sete indicações cada. Além da entrega das cobiçadas estatuetas e apresentações das músicas que concorrem na categoria de canção original, a festa vai contar com homenagens a duas franquias: O Poderoso Chefão, que completou 50 anos, e também 007, do espião James Bond.
LEIA MAIS: Clube do Assinante e Cine Max lançam Overdose de Cinema
Publicidade
Entre os títulos que ficaram de fora, Casa Gucci, de Ridley Scott, acabou sendo indicado apenas na categoria cabelo e maquiagem, e Lady Gaga, que esperava receber a segunda indicação ao prêmio de Melhor Atriz, foi esnobada. Outras ausências notadas foram de Maggie Gyllenhaal, na categoria de Melhor Direção, por A Filha Perdida, pelo qual concorrem as atrizes Olivia Colman e Jessie Buckley. Em um panorama onde as mulheres diretoras ainda são pouco nominadas pelo prêmio, a estreia elogiada da atriz na direção merecia estar na competição. Outra falta sentida foi da atriz Caitriona Balfe, de Belfast, lembrada pela maioria dos prêmios, mas substituída no Oscar por Judi Dench, que, apesar de uma grande performance, tem um tempo curto de tela no longa.
Pela primeira vez desde 2018, a cerimônia promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas voltará a ter apresentadores. Neste ano, as comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sikes estarão no comando da atração. O time de convidados para apresentar prêmios inclui Kevin Costner, Lady Gaga, Zoë Kravitz, Chris Rock, Anthony Hopkins, Lily James, John Leguizamo, Simu Liu, Rami Malek, Uma Thurman, Daniel Kaluuya, Mila Kunis, Lupita Nyong’o, Naomi Scott, Wesley Snipes, John Travolta, Jamie Lee Curtis, Woody Harrelson, Samuel L. Jackson e Shawn Mendes.
O Brasil na competição
Ainda que nos últimos anos realizadores brasileiros tenham sido indicados em diferentes categorias, segue a espera por uma premiação verde e amarela. A estatueta para o Brasil pode vir em 2022 com o filme Onde Eu Moro (Lead me Home), codirigido pelo brasileiro Pedro Kos, ao lado de Jon Shenk. A obra, de 40 minutos, concorre na categoria de Melhor Documentário Curta-Metragem e retrata a vida de pessoas em situação de rua em Los Angeles
e San Francisco, ao longo de três anos.
Publicidade
Colecionando polêmicas
Em 22 de fevereiro, a Academia anunciou que algumas das categorias seriam apresentadas fora da cerimônia ao vivo. Oito dos 23 prêmios menos badalados serão entregues uma hora antes, gravados e exibidos de forma condensada durante o show televisionado. Muitos artistas se voltaram contra a medida, que seria mais uma forma de driblar a perda de audiência enfrentada pelo espetáculo ano após ano, além de reduzir o tempo de duração da cerimônia, que tem sido de mais de três horas nas últimas edições. Ficarão de fora as categorias de melhor curta documentário, melhor montagem, cabelo e maquiagem, trilha original, melhor direção de arte, curta animado, curta live-action e melhor som.
Outra mudança que tem como objetivo chamar a atenção da audiência pelas redes sociais é a categoria Oscars Fan Favorite, prêmio votado pelo público através do Twitter. O filme que receber mais votos será reconhecido com um vídeo durante a premiação, mas não receberá uma estatueta. Os mais fortes concorrentes nos últimos dias são títulos como Cinderela, Sing 2, Homem Aranha: Sem Volta Para Casa e Esquadrão Suicida. Para participar, basta tuitar o nome do filme em inglês, acompanhado da hashtag #OscarsFanFavorite.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!