As chamas que se alastravam durante o incêndio no Restaurante Mafalda, na manhã desta sexta-feira, 19, assustavam todos que passavam nas proximidades do tradicional estabelecimento de Santa Cruz do Sul. Com a Travessa Haun e a Rua Gaspar Silveira Martins fechadas para trânsito de veículos pela Brigada Militar e Guarda Municipal, curiosos e vizinhos se aproximavam em partes da via para ver o trabalho das forças de segurança.
Uma personagem, literalmente no meio do sinistro, no entanto, chamava a atenção de longe. Com muita determinação e intensidade, uma bombeira “mergulhou” nas chamas, junto de uma das equipes que atuaram no combate ao incêndio. Depois de um tempo o fogo foi controlado e a atuação dela logo foi comentada pelos moradores. “Ficou com a cara toda preta do incêndio, e tá ali sentada se recuperando”, disse uma idosa, em uma das calçadas nas imediações do restaurante.
LEIA MAIS: FOTOS: incêndio destruiu área interna do Restaurante Mafalda
Publicidade
Uma mulher que estava próxima também comentou sobre a determinação da bombeira. Depois de um tempo puxando um pouco de ar, limpando o rosto superficialmente e tomando água, ela aceitou conversar com o Portal Gaz e relatar como foi parte da ação. Bombeira de Santa Cruz do Sul, a soldado Geniane Nascente de Oliveira, de 33 anos, comentou que quando a equipe chegou, o local já estava completamente tomado pelas chamas.
De forma ágil, os bombeiros colocaram o equipamento de segurança e partiram para dentro, na cara e na coragem. “Foi rápido até a extinção. Bem rápido, pelo tamanho do prédio”, disse ela, sem uma noção exata de quanto tempo atuaram dentro do local. Sobre a técnica, ela relatou que a primeira ação foi retirar os botijões P13, indícios de foco maior de explosão, e extinguir as chamas. Questionada sobre a adrenalina da ação, disse que está acostumada. “A gente treina pra isso.”
LEIA TAMBÉM: Repórter vive a pressão de ser bombeiro por um dia; veja o relato
O caso
O Restaurante Mafalda foi destruído pelas chamas na manhã desta sexta-feira, 19. O incêndio começou por volta das 10 horas, na cozinha do estabelecimento. Logo depois se espalhou e um botijão de gás explodiu – fazendo tremer o chão, conforme relato de um morador vizinho. Um funcionário ficou ferido com queimaduras nas pernas e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento médico no Hospital Santa Cruz. O homem até tentou usar um extintor para controlar o fogo, mas não conseguiu, devido à proporção do incêndio. Os outros funcionários não se feriram.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.