Categories: Regional

A Gazeta esteve lá: no polo de produção de uvas e vinhos, na Serra Gaúcha

A exemplo da forte inserção das publicações da Editora Gazeta nos mais variados segmentos do agronegócio brasileiro, a Gazeta estabeleceu vínculo com a cadeia produtiva da uva e de seus produtos (vinhos, espumantes, sucos etc.). E o grande polo de cultivo e de industrialização está na Serra Gaúcha, em especial em Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul e arredores, além de Caxias do Sul. Ao longo de mais de duas décadas, jornalistas e fotógrafos da Editora Gazeta visitaram essas regiões de produção.

Na Serra Gaúcha, as uvas e os vinhos movimentam a economia em dezenas de localidades, tendo o Vale dos Vinhedos, nas cercanias de Bento Gonçalves, como grande referência. Além da produção em si, não por acaso Bento Gonçalves sedia a Embrapa Uva e Vinho, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que se ocupa da inovação e da prospecção de tecnologias para a vitivinicultura.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no maior polo de produção de citros

Publicidade

Rio Grande do Sul é destaque no setor de vinhos | Foto: Sílvio Ávila/Editora Gazeta

E a atividade vinífera proporciona ampla inserção de produtos no ambiente de consumo. Se os vinhos e os espumantes são a parte mais visível ou lembrada no âmbito industrial, os sucos têm conquistado cada vez mais espaço. Mas jamais se pode esquecer da importância e da movimentação financeira das uvas de mesa. Em especial neste século 21, com o boom de todas as atividades do agronegócio brasileiro, em sua projeção para o mundo, também a produção de frutas sofreu incremento. E entre elas a uva é uma vedete.

No caso das uvas viníferas, ou para industrialização, o Rio Grande do Sul lidera amplamente esse segmento, com cerca de 95% da produção nacional. Além do polo tradicional em região de colonização italiana na Serra Gaúcha, novas fronteiras se estabeleceram na Serra do Sudeste, a partir de Encruzilhada do Sul, e também na Campanha, na Fronteira com o Uruguai e a Argentina. Nessas novas áreas de cultivo têm sido colhidas uvas viníferas que resultam em produtos apreciados e premiados no País e no exterior.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na colônia alemã de Juiz de Fora (MG)

Publicidade

Em simultâneo, profissionais da Editora Gazeta visitam os inúmeros outros ambientes de produção de uvas no País, a exemplo das áreas de altitude de Santa Catarina, hoje largamente valorizadas; as áreas de produção de uvas de mesa em Jales, em São Paulo, polo forte de cultivo desse tipo; e em especial a área de uvas e de vinhos do Vale do São Francisco, no entorno de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco. Nessa região são obtidos vinhos de excelente qualidade, em investimentos que inclusive envolvem as empresas vinícolas da Serra Gaúcha.

E além do Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho, editado ao longo de duas décadas, a Gazeta ainda produz publicações específicas para esse setor, a exemplo da Revista Destino: Vale dos Vinhedos, em parceria com a Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), de Bento Gonçalves. Onde há uvas, vinhos, espumantes e sucos de qualidade, a marca da Gazeta também se fez e se faz presente.

LEIA TAMBÉM
A Gazeta esteve lá: na Feira do Livro de Porto Alegre
A Gazeta esteve lá: no YouTube Space, em São Paulo

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.