A Gazeta do Sul e todas as demais plataformas da Gazeta Grupo de Comunicações dedicam-se a uma ampla e irrestrita cobertura de pleitos nos mais diversos níveis, seja em âmbito municipal ou nas eleições para definição de novo governador, novo presidente da República e novos representantes na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. É assim há 75 anos, desde a fundação da Gazeta do Sul, em 1945, e na cobertura às diferentes vias de escolha dos novos mandatários e governantes.
Como veículo de circulação regional, a Gazeta do Sul ao longo dos anos firmou a tradição de acompanhar todas as eleições nos municípios do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra desde antes mesmo da definição dos candidatos. O atual coordenador de produção de conteúdo da Gazeta do Sul, Otto Tesche, por muitos anos foi o responsável pela editoria de Regional do jornal, e, nessa condição, há quase três décadas acompanha e conduz a atualização de conteúdo no período de campanha, que antecede o pleito, bem como no acompanhamento do próprio dia de votação e na apuração dos resultados.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na entrevista com Antonio Skármeta
Publicidade
Assim, os leitores têm as informações sobre os pleitos desde a definição nas convenções, os planos de governo e toda a movimentação durante a campanha. Em 2012, por exemplo, equipes do jornal se deslocaram até algumas das localidades mais longínquas das sedes urbanas para mostrar como a população conhece os candidatos e quais as principais reivindicações.
Mas a maior mobilização sempre ocorre no dia das eleições. E, nesse sentido, a Gazeta do Sul contou muitas histórias, desde o período quando o voto ocorria em cédulas de papel, e a apuração levava quase uma semana, até a adoção das urnas eletrônicas, com a divulgação do resultado no mesmo dia. Com repórteres, fotógrafos e outros colaboradores, a equipe da reportagem acompanha sempre durante o dia toda a movimentação na região e à noite a apuração. Assim, a Gazeta do Sul é o único veículo de comunicação da região que há anos traz na edição do dia seguinte às eleições os resultados de todos os municípios do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra, seja nas eleições municipais, seja nas estaduais ou para o governo federal.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na entrevista com Antonio Skármeta
Publicidade
Nesse contexto de votações, a Gazeta do Sul também marcou presença nos processos de plebiscitos para a emancipação de localidades da região, que levaram à formação de novos municípios ou mesmo anexação de áreas. Em muitos casos, as reportagens fizeram parte da documentação das comissões emancipatórias para requerer o direito de a população decidir o futuro político das comunidades. O jornal e a rádio contaram desde os primeiros movimentos, a organização, os planos, as votações e, depois, a formação dos novos municípios, com a organização administrativa e as eleições dos primeiros prefeitos e vereadores.
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na casa de Goethe, em Weimar
Publicidade