Fiel à fama de ser uma das cidades mais chuvosas do Sul do Brasil, a capital paranaense se apresentou exatamente assim à equipe da Gazeta em meados de janeiro de 2019. Com chuva fina caindo durante quase todo o tempo em que a jornalista Naiara Beatriz Silveira esteve na cidade, Curitiba foi palco da 1ª Taça Kaiser – o Brasileirão do futebol amador. Em dois dias, serviu não apenas como experiência e aprendizado para os jogadores e as equipes dos times que disputaram a taça, como também à profissional do Portal Gaz, convidada à capital para a cobertura do evento.
LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: na casa de Santos Dumont
Relembrando os momentos passados há pouco mais de um ano e meio, Naiara recorda que aquela fora a primeira viagem de avião feita por ela e a primeira oportunidade de cobrir um evento em nome da Gazeta, para todas as plataformas. Além das publicações no Portal Gaz, a cobertura esteve presente nas páginas do jornal e na programação da Rádio Gazeta, com entrevista exclusiva e informações sobre o campeonato, que contava com a participação do Bela Vista, time de futebol amador de Santa Cruz do Sul.
A programação começou na manhã de sábado, com chuva no céu e enxurrada de conhecimento aos atletas dos times Bela Vista, de Santa Cruz do Sul; Atlético Itoupava, de Blumenau; Mineirinho do Vera Cruz, de Belo Horizonte; e Trieste Futebol Clube, de Curitiba. Jogadores e equipe técnica – além, é claro, da reportagem da Gazeta – participaram de uma conversa com Stephanie Figer, neta do fundador de uma das maiores agências de gerenciamento de carreiras do futebol da América do Sul, o Grupo Figer.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na fazenda de Roberto Rodrigues
Naquela tarde, o Bela Vista encheu a bagagem de experiência e lutou pela classificação na final, mas acabou perdendo para o Trieste nos pênaltis, depois de nenhuma marcação no tempo normal de jogo. Apesar disso, a repórter lembra-se da sensação de dever cumprido que viu em jogadores, treinador e equipe do time de Santa Cruz, todos agradecidos pela oportunidade de participar do evento e felizes pelo tanto de garra que demonstraram no campo do Estádio Couto Pereira.
LEIA MAIS: FOTOS: em jogo difícil, Bela Vista deixa a Taça Kaiser
No domingo, palestra e interação entre os clubes foram com o ex-jogador Dadá Maravilha, o quarto maior artilheiro do Brasil. Antes da partida final, os atletas usaram o Couto Pereira para trocar ideias e aprender com o craque. Entre uma atividade e outra, a jornalista aproveitou para conhecer a cidade nublada. A visita aos pontos turísticos não durou muito porque o objetivo era ver o bom futebol amador, e assim foi! A final ocorreu naquele dia, entre o Trieste e o Atlético Itoupava.
Publicidade
A partida rendeu fortes emoções e acabou com goleada: o time de Curitiba marcou seis gols sobre o adversário, que não balançou a rede. O embate rendeu cliques à repórter da Gazeta, atenta às voltas da bola em campo. Ao apito final, sob a chuva que caiu durante quase todo o jogo, o Trieste comemorou. Os jogadores receberam a taça das mãos de Dadá Maravilha, embaixador da Taça Kaiser 2019. Assim se encerrou o Brasileirão amador daquele ano e a presença da Gazeta na capital paranaense, com direito a bagagem cheia de experiências e histórias.
LEIA MAIS
Time paranaense goleia adversário e leva a Taça Kaiser
A Gazeta esteve lá: entre os pomeranos, no Espírito Santo
Publicidade