Uma nova funcionalidade do Google Earth mostra o quanto Santa Cruz do Sul e Vera Cruz cresceram nos últimos 35 anos. A timelapse é uma sequência de imagens de satélite (uma para cada ano) dispostas exatamente no mesmo ângulo que, vistas rapidamente, dão a ideia de movimento.
E o que se vê é impressionante. A Santa Cruz de 1984 tem uma enorme área verde entre a região do Bairro Arroio Grande e o Distrito Industrial, ainda com poucas empresas. A leste, os altos do Bairro Belvedere ainda eram colônia, tomados de lavouras de tabaco. A norte, a região da Unisc também era bem diferente e, o entorno do Kaempf, também era colônia.
A oeste, nada além de lavouras de arroz na várzea do Rio Pardinho. O imponente Lago Dourado começa a aparecer na timelapse a partir das imagens do fim dos anos 90.
Publicidade
Pouco adiante está a pequena Vera Cruz da imagem de 35 anos atrás. À medida em que os anos avançam o Google mostra a mancha urbana crescendo a partir do Centro em direção a Santa Cruz e ao trevo da Kopp. No início dos anos 2000 surge, ao sul de Vera Cruz, o traçado da então RSC-471 (hoje ERS-412), que chamou a expansão também para aquela região.
Publicidade
This website uses cookies.