Colunistas

A Europa do sul

Relato aqui muitas observações ao caminhar pelas ruas da nossa bela cidade. Mas é importante saber e relatar o que sente e observa alguém de fora, que vem periodicamente em visita e percorre as vias centrais e da Zona Norte local em caminhadas.

Vindo também da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, com todas as mazelas e problemas que ali se manifestam (fora da Cidade Maravilhosa mais identificada com a sua Zona Sul), e onde inclusive atua no campo público, para auxiliar a minorar tais situações, o concunhado Alírio Montebrune de Souza sente-se maravilhado com a terra da Santa Cruz, de onde veio a sua cara-metade Marlise e para onde deseja inclusive se transferir no futuro.

LEIA TAMBÉM: Além do Papai Noel

Publicidade

Por quê? Ora, por muitos motivos que vê nos seus andares, a começar com a organização urbana, em especial sua limpeza e integração com a natureza, a preservação das plantas, das muitas e extensas praças, de largas calçadas e de expressivos prédios históricos. E nas praças, diferentes de muitos grandes centros urbanos, chamam-lhe atenção menos construções, monumentos e obras de arte e mais árvores/sombras, gramados, muitos bancos e brinquedos para filhos e netos aproveitarem enquanto pais e avós passeiam ou tomam o chimarrão tradicional da cultura sulista.

Admira o respeito tido com o pedestre, com faixas de travessia bem demarcadas nas ruas e espaços ampliados para quem caminha, junto com agradável ajardinamento, assim como o cuidado dos lojistas na apresentação de suas casas comerciais, ao subir, por exemplo, a Marechal Deodoro e ingressar na 28 de Setembro.

LEIA TAMBÉM: No andar se faz o andar

Publicidade

Entre outros aspectos, enxerga uma cidade de oportunidades, com amplo parque industrial e boa universidade, precisando ainda ampliar a atenção para questões de mobilidade urbana, como já ocorre. Mas, de modo geral, confirma, a cada vez que para cá retorna, que se trata de uma cidade diferenciada, o que ele vivencia e ouve de outros que conhecem este belo lugar de viver ou simplesmente ao apreciarem fotos que faz e envia a amigos durante seus percursos diários.

Um deles, ao apreciar imagem da área central revitalizada e recebendo desfile de Natal, o questionou se estava na Europa. “Não, estou na Europa do Sul do Brasil”, respondeu na hora. E, ao me falar disso, reiterou: “Vocês devem sentir o maior orgulho da sua cidade, e sempre lembrar que é uma construção que se faz historicamente, pela comunidade e líderes zelosos, que da mesma forma, juntos, precisam continuar cuidando para manter a beleza e o diferencial raro deste lugar”.

Por tudo isso, tão logo for possível, está decidido a se inserir de modo definitivo neste espaço de vida, e por tudo isso também, somos – todos os santa-cruzenses de nascença e de coração – convidados a reconhecer e valorizar cada vez mais a terra onde temos o privilégio de viver e ajudar para que continue oferecendo o melhor que está a revelar.

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE BENNO KIST

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.