Rico em história, cultura e polo de grandes empresas, o Vale do Rio Pardo é também centro de uma beleza natural imensurável. Agora, com a iminente chegada do verão, que começa oficialmente na próxima terça-feira, 21, destacam-se os balneários naturais da região.
No Vale do Rio Pardo, três municípios contam com opções de lazer e oportunidade de banho nas águas doces dos rios: Candelária, Rio Pardo e Vale Verde. São balneários com estrutura, bares e segurança que garantem um bom veraneio, sem a necessidade de a população precisar se deslocar até o litoral.
Para bem atender os visitantes, as prefeituras realizaram melhorias nesses locais. Além disso, tem início neste sábado a Operação Verão, comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Porém, mesmo com o trabalho dos profissionais guarda-vidas, são necessárias muita atenção e prudência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Verão exige responsabilidade e maior consciência ambiental
O município da região com mais opções de balneários é Rio Pardo. A Praia dos Ingazeiros é a mais frequentada, com uma variedade de bares e restaurantes. Está situada na Avenida Perimetral, Bairro Fortaleza. Já o Balneário Santa Vitória fica no interior, próximo da Volta Grande. Também há o Porto Ferreira. Para chegar neste último, é preciso entrar no Bairro Boa Vista e andar até o Porto Ferreira. Conforme a Prefeitura de Rio Pardo, não há limite de público nesses locais, pois são ambientes abertos e amplos.
Há quase dez bares locais nos Ingazeiros e em torno de cinco no Santa Vitória. Na Praia dos Ingazeiros não há espaço para camping; porém, no Santa Vitória e no Porto Ferreira existe espaço destinado a esse fim. Ainda conforme a Prefeitura, foram feitas melhorias nesses lugares, principalmente de limpeza, fechamento de estacionamento, colocação de lixeiras, churrasqueira e conserto de banheiros. As equipes seguirão fazendo o trabalho de melhorias e manutenção durante todo o verão. Atualmente, o nível do rio está em 5 metros e 61 centímetros, e o normal é 7 metros e 80 centímetros.
Publicidade
Secretário de Turismo de Rio Pardo, Tiago Mello enfatiza que, para os banhistas, o nível mais baixo do rio não atrapalha. No entanto, pode prejudicar quem utiliza veículos náuticos, como lanchas, jet skis, barcos e outros. Mello diz ainda que a pasta está organizando atividades nesses locais. “Estamos planejando ações para o veraneio, inclusive o tradicional campeonato de futebol de areia, o Praiano, que pretendemos lançar já na primeira semana de janeiro. Os balneários são um dos principais atrativos de Rio Pardo quando a gente fala de atrair turistas. Neste período de veraneio, a gente aumenta bastante a visitação no município.”
Além disso, o secretário está providenciando os estudos de balneabilidade dos Ingazeiros e do Porto Ferreira. “Do Santa Vitória, a Fepam já disponibilizou que está propício ao banho, assim como no ano anterior.”
LEIA TAMBÉM: Bacia do Pardo tem dois parâmetros indicadores de poluição
Para Camila Ambrósio, de 30 anos, e Elizandro Santiago da Silva, 36 anos, visitar a Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo, foi uma opção para aproveitar as férias do motorista de caminhão. Moradores do município de Butiá, o casal foi até o local na quinta-feira com o filho Caio, de 7 anos. “Estou de férias, e minha irmã já tinha vindo e falado que é um local bom com sombra. Então, viemos dar uma volta. É muito bonito”, relata Elizandro.
Publicidade
No mesmo balneário, um dos mais antigos donos de restaurante é Jorcelei Rodrigues, de 59 anos. Conhecido como Lelei, o pescador é proprietário do Bar e Restaurante do Lelei. Ele comenta que o movimento ainda está fraco, mas espera que melhore com o início da alta temporada. “Faz 12 anos que trabalho aqui. Temos ala minuta com peixe porque, como é beira de rio, trabalhamos só com peixe, tilápia, traíra, piava, bolinho de peixe, que todo mundo diz que é o melhor da região”, destaca Lelei. “Sou suspeito para falar. Mas sou pescador há 40 anos; então, de peixe eu entendo bastante”, completa.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho precisa da ajuda de todos; saiba como fazer a sua parte
No município de Candelária, o Balneário da Prainha está localizado no prolongamento da Avenida Pereira Rego. Tem capacidade para 2 mil pessoas, há restaurante no local com churrasqueiras, mesas e uma pequena área para camping. Neste local, segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, melhorias foram executadas. “Foram feitos reparos na rede de água e área de lazer, playground para crianças e campo de futebol de areia. No verão, diminui o fluxo d’água. Mas o local é próprio para banho”, afirma o secretário.
Publicidade
Já a Ponte do Império está situada no Alto Passa Sete, a 17 quilômetros da área central de Candelária. Possui grande área para camping com mesas e churrasqueiras e capacidade para 1,5 mil pessoas. “É propício para banhos no Arroio Passa Sete e no Rio Pardo. Há mesas e churrasqueiras para atender o público e é feita limpeza regular no local. Possui também local para trilhas e caminhadas”, completa Kochenborger.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardinho terá trecho recuperado de vegetação
Em Vale Verde, o balneário situa-se em Monte Alegre e tem capacidade para 5 mil pessoas. Há dois bares no local, camping e atuação de guarda-vidas a partir do início da Operação Verão. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Vale Verde, foram feitas ações para preparar o local para a estação mais quente do ano. Devido ao período de escassez de chuvas, atualmente, o nível é de dois metros, sendo que o nível médio é de cinco metros.
Publicidade
Para um verão divertido, é preciso garantir a segurança. É para isso que o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realiza, mais uma vez, a Operação Verão. As ações de prevenção e combate a afogamentos iniciaram-se nesse sábado, 18, e seguem até o dia 3 de março de 2022. Guarda-vidas estarão espalhados por todo o Rio Grande do Sul, tanto no litoral gaúcho quanto em balneários de água doce.
O chefe de operações do CBMRS, tenente-coronel Isandre Antunes, diz que os profissionais também atuarão no Vale do Rio Pardo. “O Corpo de Bombeiros aguarda laudos da Fepam de balneabilidade nesses locais, e ainda a conformidade das guaritas dentro da instrução normativa, para assim possibilitarmos e empregarmos os guarda-vidas com segurança.”
LEIA TAMBÉM: Como estão os principais destinos dos santa-cruzenses no Litoral
O tenente-coronel Antunes salienta que, para cada balneário, o CBMRS está planejando o emprego de dois guarda-vidas em tempo integral durante o período da Operação Verão. “O Corpo de Bombeiros conta especialmente com esses balneários, para que as pessoas tenham opção de lazer e evitem se deslocar todas ao mesmo tempo para o litoral de costa salgada, o que impacta significativamente para o serviço de prevenção a afogamentos no litoral Norte e Sul”, observa.
Além das ações de salvamento, a instituição organiza campanhas de conscientização. “Projetos como guarda-vidas mirins são realizados nas águas abrigadas ou internas desses balneários públicos municipais. Outra das campanhas que temos é para que as pessoas permaneçam e busquem os locais abrigados e cobertos pelo serviço de guarda-vidas, pois, se podemos vê-lo, podemos protegê-lo”, diz o chefe de operações. “Também temos a campanha ‘Não banque o herói’, para que as pessoas não se tornem a segunda vítima tentando socorrer outra, especialmente nos locais sem cobertura do serviço”, frisa Antunes.
Outra preocupação, de acordo com o tenente-coronel, é em relação às crianças, que são as grandes vítimas dos afogamentos. “O responsável que tem uma criança sob sua tutela deve desativar o celular, redes sociais e prestar atenção. Tenha controle visual em tempo integral daquele baixinho que está sob sua responsabilidade, especialmente para que não entre na água sem a sua supervisão”, orienta Isandre Antunes.
LEIA TAMBÉM: Praia e piscina na pandemia: veja dicas para frequentar locais de banho neste verão
Dicas de prevenção do Corpo de Bombeiros
– Procure ficar próximo de uma guarita com guarda-vidas
– Se ingeriu bebida alcoólica, não entre na água
– Se tem uma criança sob sua responsabilidade, mantenha-se sempre perto dela, na distância de um braço
– Se for entrar na água, mantenha-a até a cintura. Boias, pneus e flutuadores, nem pensar
– Não subestime o ambiente aquático, pois ele pode conter perigos que você não enxerga
O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 de 21 de dezembro e se estende até 12h33 de 20 de março de 2022. Conforme o site ClimaTempo, a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial está com temperatura abaixo do normal para a época do ano, caracterizando um fenômeno La Niña moderado.
Esse resfriamento vai se manter ao longo do verão de 2022 e avançar pelo outono do próximo ano. Espera-se um padrão típico do fenômeno no Brasil, com chuva acima da média nas Regiões Norte e Nordeste e no norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Por outro lado, a Região Sul e os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul receberão menos chuva que o normal, com chance de algumas estiagens regionalizadas. Esse é um destaque do verão 2022: a estação será marcada por estiagem no Sul do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Acapulco: um paraíso mexicano
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.