De acordo com o oftalmologista Douglas Weiss, a catarata consiste na opacificação da lente natural que temos dentro do olho, o cristalino. “Quando isso ocorre, a visão fica prejudicada em diversos graus, podendo inclusive levar à cegueira. Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz) podem ser muito tênues numa primeira fase, agravando-se com o decorrer do tempo”, explica.
A principal causa da catarata é o envelhecimento natural do cristalino. Por isso, trata-se de um problema muito frequente na população idosa, que coincide com o momento em que muitas pessoas já necessitam usar óculos para correção de grau. Segundo Weiss, a prevalência da catarata nos idosos é alta no Brasil, atingindo 70% da população acima dos 60 anos. No entanto, ela também pode ser causada por outros fatores como diabetes, uso indiscriminado de colírios, medicamentos com corticoides, pancadas ou infecção ocular, por exemplo.
LEIA MAIS: Saúde dos olhos merece atenção
Publicidade
Cirurgia refrativa
Weiss destaca que, durante muitos anos, a cirurgia de correção previa somente a remoção da catarata, sem muita atenção à questão refrativa. Ou seja, o paciente removia o cristalino doente mas obrigatoriamente necessitava de óculos após a cirurgia. Atualmente, o avanço dos exames pré-operatórios, como a biometria óptica, e o desenvolvimento de lentes intraoculares tóricas e trifocais permitem que o cirurgião oftalmológico possa, além de solucionar a catarata, corrigir o grau (refração) que o paciente possui. Criou-se, assim, o conceito de cirurgia de catarata refrativa.
“Atualmente é possível que o implante de lentes intraoculares Premium solucione a dependência do óculos. Entramos numa era de correção permanente da presbiopia, por exemplo. Obviamente, cada caso é individualizado e tem suas corretas indicações. Na Ocular Centro, temos todos os equipamentos de última geração que permitem a melhor escolha da lente no momento correto da cirurgia. São anos de experiência em cirurgia oftalmológica com ética e excelência de resultados”, conclui o especialista.
LEIA TAMBÉM: Olhos saudáveis, visão em dia
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!