Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da redação

A cultura nos irmana

Via de regra, tem-se o entendimento de que o papel do jornal é informar. Mas na essência da comunicação está muito mais do que informar: está formar. Formar visão de mundo, proporcionar cultura, ampliar horizontes. Esse é, como os leitores podem avaliar, um dos papéis que a Gazeta do Sul busca cumprir – e com ela todos os demais veículos da Gazeta Grupo de Comunicações, incluindo o semanário Gazeta da Serra, de Sobradinho, o segundo jornal impresso do grupo. Assim o faz desde os primórdios.

O fundador da Gazeta, Francisco José Frantz, como recordarão os que com ele conviveram, era grande leitor, dono de uma abrangente biblioteca. Como tal, um entusiasta da leitura, da melhor literatura, de tudo aquilo que, sendo de Santa Cruz ou do grande mundo, pudesse agregar conhecimento, discernimento. A Gazeta do Sul, ao longo dos seus quase 75 anos, a cada nova edição busca honrar esse legado, essa consciência de que o que nos enriquece, o que nos conecta com o mundo, é cultura.

Uma das iniciativas mais relevantes da Gazeta do Sul voltada à formação cultural é o suplemento Magazine, que circula nas edições de final de semana. É a cristalização da prioridade que o jornal sempre atribuiu ao mundo do saber, e que se estende ainda ao suplemento diário Mix. E, para satisfação de nossa equipe, nesta edição circula o Magazine de número… 1.000! Exatamente isso. O leitor da Gazeta pode apreciar a milésima edição de um esforço editorial que já se perpetua por duas décadas. Ao longo de sua existência, o Magazine esteve em mãos de vários editores, mas há cerca de 17 anos está aos cuidados do jornalista Mauro Ulrich.

Publicidade

Na realidade atual da comunicação, nem sempre as iniciativas efetivamente se orientam pela valorização da cultura. Para a Gazeta, isso foi, é e sempre será prioridade, como preconiza o diretor presidente André Luís Jungblut. As mil edições do Magazine coincidem com o segundo final de semana da 35ª Oktoberfest, maior evento cultural de Santa Cruz, também o fim de semana que antecede o 2º Festival Santa Cruz de Cinema. E o Magazine 1.000 vem dias depois de o jornalista Luiz Henrique Kühn ter completado 40 anos com seu Jornal do Ike – que, aliás, é uma seção do Magazine.

Essas datas vinculam-se aos 10 anos do Portal Gaz, o irmão digital da Gazeta do Sul, comemorados em 2019, e aos 22 anos da Editora Gazeta, unidade de publicações especiais da Gazeta. Do mesmo modo, a hoje Rádio Gazeta FM 107,9 caminha para seus 40 anos de existência em 2020, trazendo em sua companhia a Gazeta FM 101,7 e a Gazeta FM 99,7, bem como a Rádio Rio Pardo FM 103.5 e a Rádio Gazeta FM 98,1 de Sobradinho. Juntos, esses veículos, aos quais abraça ainda a Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, conformam a Gazeta Grupo de Comunicações. E em cada um deles reafirma-se um valor, uma vocação, uma prioridade: a cultura. Essa cultura, bem maior, bem indispensável, que o Magazine enaltece há exatas 1.000 edições.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.