Romar Beling

A cultura impulsiona a socioeconomia

A comunidade de Santa Cruz do Sul e da região encaminha-se para a reta final de um outubro com intensa agenda social, cultural e artística, que movimentou (e segue movimentando) toda a socioeconomia. Foram dias marcados por programação variada e por muita interação.

Já em sequência à 38ª Oktoberfest, que proporcionou três finais de semana com muitas atividades, nessa semana a cidade pôde conferir o que de melhor se realiza no audiovisual, durante o 6º Festival Santa Cruz de Cinema.

O público teve a oportunidade de assistir a 18 produções nacionais na Mostra Competitiva e ainda a três viabilizadas em realidade local, na Mostra Olhares Daqui. Entre os troféus Tipuana entregues nessa sexta-feira à noite, 27, aos que se destacaram, sobressaem os do grande vencedor nacional, Ela Mora Logo Ali, de Rafael Rogante e Fabiano Barros, produção de Rondônia, e do melhor da Mostra Olhares Daqui, Existe ou Resiste, de Vitz Almeida. Mas é certo que, em um cenário que exige determinação e resiliência, no período posterior à pandemia, todos os envolvidos na organização do festival são vencedores, e merecem aplausos.

Publicidade

Nossa equipe de produção de conteúdo, como ocorreu nas edições anteriores, esmerou-se em realizar a cobertura em cada dia. O jornalista Julian Kober e o fotógrafo Alencar da Rosa acompanharam as atividades de forma presencial, conversando com diretores, atores, jurados, organizadores e público, enquanto a jornalista Naiara Silveira Brasil registrou momentos marcantes de forma multimídia para o Portal Gaz. Recepcionou inclusive artistas para conversas gravadas em plena Redação Integrada da Gazeta, como foi o caso do ator Nando Cunha.

Se o Festival de Cinema chegou ao término, nem por isso as atrações do audiovisual saem de cena. Já na próxima semana, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Unisc sedia uma nova edição do Festival Assim Vivemos, como o jornalista Ricardo Gais detalha nas páginas 18 e 19 da edição deste sábado, 28, e domingo, 29, da Gazeta do Sul.

Mais uma vez, a Gazeta lá estará para compartilhar tudo com leitores, ouvintes e internautas. E, no ambiente festivo e da cultura, este sábado traz na agenda um dos grandes acontecimentos do calendário anual, a Procissão das Criaturas, que mobilizará, ao longo de todo o dia, milhares de pessoas, da região e de bem distante dela, culminando com o grande desfile, a partir das 20 horas.

Publicidade

Tudo isso em pleno dia que homenageia, jamais se pode deixar de referir, o produtor de tabaco, afinal de contas o principal produto agrícola (e industrial) que projeta a economia de Santa Cruz do Sul como a quinta maior do Rio Grande do Sul (o que, convenhamos, não é pouca coisa!). Parabéns a todos os que fazem dessa cadeia produtiva um exemplo para o Brasil e para o mundo.

Boa leitura, e um excelente final de semana para todos!

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.