Esteve participando do programa Giro Regional da Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 26, o agronômo Luis Eduardo Schirmer Vinhas, falando sobre a aplicação do herbicida 2,4-D, que tem gerado polêmica no Estado.
Segundo ele, o herbicida além de possuir preço inferir aos outros produtos é mais eficiente para o combate de ervas daninhas que já criaram resistência ao glifosato produto químico usado em conjunto com a soja transgênica.
Sem uma defesa intransigente do produto, Vinhas diz ser impossível aplicar qualquer produto sem risco zero. Acredita ele ser necessário uma melhor localização e organização na aplicação do produto para que não ocorra deriva ( risco do herbicida atingir lavouras vizinhas), ou seja, o critério da conscientização deverá prevalecer entre os produtores.
Publicidade
Relembra o agrônomo que é necessário retornar ao uso de certos manejos na plantação sem recorrer massivamente ao uso de aplicação de produtos herbicidas e inseticidas. Ainda sobre 2,4-D, Vinhas alerta que a problemática está na aplicação do produto e não tanto no conteúdo do mesmo.
Publicidade
This website uses cookies.