Política

“A comunidade deu o recado”, diz Rodrigo Rabuske sobre recorde de votação

Natural da localidade de Linha Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul, contador, professor universitário, empreendedor e integrante do Legislativo municipal desde 2020, Rodrigo Rabuske (PL), 36 anos, virou um recordista nesse domingo, 6. Somando 4.876 votos nas eleições municipais de 2024, ele se tornou o vereador mais votado da história do município. O recorde anterior era de Helena Hermany, eleita pelo PP em 2000 com 3.680 votos.

Um dia após a votação histórica, o vereador reeleito concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9. Rabuske agradeceu a comunidade santa-cruzense pela confiança depositada em seu trabalho e confessou que nem mesmo em suas projeções mais positivas esperava atingir quase 5 mil votos. “A comunidade deu o recado e mostrou que os novos vereadores têm uma pegada diferente, uma proximidade maior com o cidadão, e nós temos uma responsabilidade muito grande da nossa geração tocar a política da forma correta”, frisa.

OPINIÃO: Guilherme Bica: “O que explica o fenômeno Rodrigo Rabuske”

Publicidade

O parlamentar avaliou seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores, que começou em 2020, após ser eleito pelo PTB com 1.449 votos, cerca de um terço do total registrado neste ano. Ele considerou seu trabalho como propositivo, crítico quando precisava, mas que reconhecia quando necessário. Rabuske destacou projetos que trataram o incentivo à educação financeira nas escolas e a importância da fumicultura.

A participação das comunidades do interior também contribuiu para a votação expressiva de Rabuske. O vereador recordista relata que em Linha Pinheiral, comunidade onde nasceu, fez cerca de 590 votos; já em Linha Santa Cruz, de onde é natural sua esposa, foram aproximadamente 630 votos. Também destaca a contribuição de seus parceiros de campanha, como Mathias Bertram, conterrâneo de Linha Pinheiral, vereador entre 2017 e 2020 e candidato à majoritária na eleição passada.

LEIA MAIS: Profissão, histórico na política; veja quem são os vereadores eleitos em Santa Cruz

Publicidade

Próximos planos

Ao comunicador Rosemar Santos, no programa Estúdio Interativo, Rabuske também fez uma projeção de como será o segundo mandato na Câmara, agora alinhado ao governo municipal devido à eleição de seu correligionário Sérgio Moraes. O vereador avalia que quer contribuir com o Executivo, mas deixou em aberto se ocupará uma posição como presidente do Legislativo (cargo que assumiu em 2022) ou líder do governo. Nas semanas que antecedem a posse, o prefeito eleito fará reuniões com a base de apoio para alinhar como será a construção de seu mandato. Rabuske comemorou o fato de que seu partido conquistou cinco cadeiras na Câmara, mas conta que se relaciona com todos os colegas, independentemente da sigla. “Não podemos deixar o ranço político superar os bons projetos”, aponta.

O vereador recordista também destacou que os candidatos mais jovens fizeram uma votação extremamente expressiva – dos cinco mais votados em Santa Cruz do Sul, todos possuem menos de 40 anos. Na visão dele, o futuro será dessas lideranças e sua geração deixará um legado na política. Rabuske reforça que seguirá trabalhando para potencializar os negócios que existem na cidade e aumentar a transparência na administração pública.

Assista ao podcast gravado com Rodrigo Rabuske em agosto:

LEIA MAIS DE POLÍTICA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.