Uma comemoração mais que especial ocorreu na noite do último sábado, 19, em Espumoso, para comemorar os 100 anos de Bernardina Fernandes Goelzer. Ou Naida, como prefere ser chamada. Entre os convidados, estiveram familiares e amigos que ela conquistou com a disposição e energia de sobra para enfrentar a vida.
Em homenagem feita pela família, o discurso dizia que “quando nasceu, muita coisa ainda não havia se passado nesse mundo. Eventos que iriam mudar os rumos da humanidade. Primeira e Segunda Guerra Mundial, invenção da televisão, Ditadura Militar, surgimento da internet, do celular, energia elétrica … Ao olharmos para todos esses acontecimentos históricos é que nos damos conta de quanta vida se passa em 100 anos”, dizia o texto que os presentes ouviram com emoção.
Nascida em Jacuizinho, quando o município ainda fazia parte do 1º Distrito de Soledade, em 21 de janeiro de 1919, a descendente da família Fernandes, filha de tropeador que levava gado a cavalo até Porto Alegre, casou-se com Ciro Goelzer, que também trabalhava com gado. Dona Naida sempre cuidou dos afazeres de casa.
Publicidade
Com seu marido, teve cinco filhos. Primeiro veio Vercilei (in memorian), depois Resoleta Maria, Eucleonices (Chico), Violeta Marina e Ciro José. Dos filhos foram gerados mais nove netos, 10 bisnetos e uma tataraneta.
Bernardina ainda vive em Jacuizinho, rodeada de quase todos os parentes. Segundo a família, Dona Naida valoriza a bondade das pessoas, e sempre retribui com muito carinho o que é feito por ela. Traz na sua índole um sentimento de respeito pelo próximo, demonstrando que é possível chegar aos 100 anos com saúde e dignidade.
Publicidade
This website uses cookies.