ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

A cerveja pelo mundo

O retorno dos grandes eventos, festivais musicais, festas tradicionais e torneios esportivos impulsionou o consumo de cerveja em 2022, alcançando o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros. Foi um crescimento de 8% ante 7,7% em 2021, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo dessa bebida. A cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões.

Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager. Ela representa 97% do volume total de vendas no varejo, com uma notável performance de venda das cervejas premium entre os consumidores. O levantamento revelou que a categoria da cerveja não alcoólica foi uma das mais bem-sucedidas em 2022, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação de produtos pelas fabricantes. A projeção do volume por litros é de aproximadamente 390 milhões, o que corresponde ao aumento de 37,6 % nas vendas comparado a 2021 (284,6 milhões/litro). Skol e Brahma lideram as marcas com maior volume de vendas no país, seguidas de Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: saiba como preparar este prato típico das Astúrias!

Publicidade

VOCÊ SABIA?

Confira os países com maior consumo de cerveja no mundo:
1ª – República Tcheca: no país, a média de consumo anual é de 143 litros por habitante.
2ª – Áustria: por lá, a média anual por pessoa é de 108 litros.
3ª – Alemanha: apesar de muitos imaginarem que a Alemanha é o maior consumidor do mundo, ela possui uma média anual de 107 litros por pessoa.
4ª – Irlanda: cheia de bares e pubs, a Irlanda também é um país que aprecia a cerveja. O consumo é de 94 litros por ano.
5ª – Polônia: encontra-se na quinta posição do ranking do Bath-hass Group. O consumo médio anual do país é de 89 litros por habitante.
6ª – Romênia: também está entre os dez países que mais consomem o líquido sagrado. O país, que ocupa o sexto lugar da lista, possui um consumo anual de 89 litros por pessoa.
7ª – Bélgica: principal produtor das famosas cervejas trapistas, o país também é um bom apreciador da bebida. Por lá, cada pessoa consome em média 81 litros anuais.
8ª – Austrália: apreciadores principalmente de cervejas do tipo lager, os australianos consomem aproximadamente 80 litros por ano.
9ª – Espanha: o verão é o período em que os espanhóis mais consomem cerveja. Anualmente, são em média 78 litros por pessoa.
10ª – Reino Unido: na décima posição do ranking está o Reino Unido, com aproximadamente 77 litros anuais de cerveja por habitante.

Mesmo o Brasil tendo uma forte cultura cervejeira e estando entre os três maiores produtores da bebida no mundo, alcança somente a 17ª colocação entre os maiores consumidores. Os brasileiros consomem em média 62 litros de cerveja por ano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: o risoto de cordeiro com provolone

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta