Colunistas

A celebração do livro e da leitura

Quem circula pelo centro de Santa Cruz do Sul já pode testemunhar a efervescência que tomou conta da praça. Desde a manhã de quinta-feira, quando os livreiros começaram a atender ao público, milhares de pessoas foram prestigiar a 33ª Feira do Livro, o que só evidencia o quanto os eventos culturais estavam fazendo falta a gente de todas as idades. De todas, mas em especial da turma mais nova, ávida e ansiosa por saber, por saber mais, por ver e curtir a alegria e a energia que advêm do convívio junto a leitores, autores e livreiros.

LEIA MAIS: FOTOS: 33ª Feira do Livro é oficialmente aberta em Santa Cruz

Os dois primeiros dias do evento deram dimensão exata de quanto o universo da cultura, em especial da leitura, mobiliza a população, e quanto deve ser, sempre, prioridade de gestores, públicos e privados, em favor do esclarecimento de todas as gerações. Este final de semana, em especial, como a Gazeta do Sul deixa transparecer em inúmeras páginas de editoria, o mundo das letras estará particularmente movimentado. Na quinta-feira à noite, a partir da abertura oficial, e na sexta-feira pela manhã, a grande estrela foi a patrona, a escritora Leticia Wierzchowski, que concedeu entrevista coletiva, distribuiu autógrafos e atendeu fãs de todas as idades com sua costumeira simpatia e com sorrisão estampado no rosto.

Publicidade

Agora, a população tem à disposição dois dias com presença de mais de duas dezenas de escritores, locais, regionais e de outros pontos do Estado, inclusive da capital. O sábado e o domingo concentram as sessões de autógrafos, como detalhamos em três páginas do suplemento cultural Magazine, bem como nas páginas 20 a 23 da edição, e ainda em outras seções. Em suma, a Feira do Livro e seus assuntos estão presentes em todos os nossos olhares, e com o envolvimento de vários profissionais de nossa equipe, entre jornalistas, fotógrafos, diagramadores e arte-finalistas. A começar pelo texto à direita desta coluna na edição impressa, assinado pela coordenadora da 33ª Feira do Livro, a diretora do Sesc Santa Cruz do Sul, Roberta Corrêa Pereira: “Eu amo ler!”, expressa ela, com ênfase, repetindo o slogan desta edição.

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro nem sempre foi em setembro: relembre a edição de 1996

E amar a leitura, amar os livros, é fundamental nos dias que correm, dias em que os índices da educação, no pós-pandemia, deixam a todos angustiados. Justamente por isso, a Gazeta do Sul lança um desafio a cada leitor que agora chega a esta altura deste texto: que cada um, de Santa Cruz ou das cidades próximas, se determine a adquirir ao menos um exemplar de livro na Feira. Por lá são encontradas, nas bancas ou nas caixas de saldos, excelentes obras, dos mais variados gêneros e dedicadas a temas abrangentes do universo da cultura e do saber, por valores a partir de R$ 5,00. É o preço de um cafezinho, de um pastel. Estes até alimentam, e saciam a sede. Mas não do saber, da memória, da cultura. Para isso, ainda é preciso um livro. Ganhariam todos: livreiros, escritores, e especialmente o próprio leitor, que garantiria, a valor muito acessível, ótima via para aquecer o peito e ativar boas ideias.

Publicidade

Um ótimo final de semana, com votos de uma ótima visita à Feira do Livro! E, sim, boas compras para todos!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.