A semana que antecede a 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul reservou uma coincidência especial aos saudosistas. A minissérie A Casa das Sete Mulheres, de 2003, foi disponibilizada no catálogo do Globoplay dias antes do início da feira, que tem justamente a autora do livro de mesmo nome – e no qual a produção da Globo foi inspirada -, Letícia Wierzchowski, como patrona. O lançamento também antecede em poucos dias o início do mês de setembro – importante no contexto histórico do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Leticia Wierzchowski: ‘As histórias nos constroem, nos ensinam e nos transformam’
A produção tem como pano de fundo a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos. Em meados da década de 1830, com a abdicação de Dom Pedro I, os regentes que assumem o governo não conseguem pacificar a nação e rebeliões explodem em algumas províncias. Entre elas, ‘A Guerra dos Farrapos’, no Rio Grande do Sul, em 1835.
Publicidade
Durante dez anos, tempo que durou a batalha, Ana Joaquina (Bete Mendes), Maria (Nívea Maria), Manuela (Camila Morgado), Rosário (Mariana Ximenes), Mariana (Samara Felippo), Caetana (Eliane Giardini) e Perpétua (Daniela Escobar), mulheres de idades e temperamentos diferentes, dividem o mesmo ambiente e vivenciam amores, amizades, frustrações e tempos de esperança. Além das sete mulheres centrais do enredo, há Antônia (Jandira Martini), irmã mais velha de Bento Gonçalves, que vive em uma estância próxima à de Ana.
LEIA TAMBÉM: 2021: bicentenário de Anita Garibaldi
A Casa das Sete Mulheres ingressou no catálogo na segunda-feira, 29, com 51 episódios de cerca de uma hora de duração. Segundo a Globo, a disponibilização da minissérie faz parte de um projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia. A trama tem autoria de Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, e direção de Teresa Lampreia, Jayme Monjardim e Marcos Shechtman.
Publicidade
O elenco ainda integra outros nomes de peso da emissora, como Thiago Fragoso (Estevão Duarte), Werner Schünemann (Bento Gonçalves), Giovanna Antonelli (Anita Garibaldi) e Thiago Lacerda (Giuseppe Garibaldi), além de Marcello Novaes (Inácio), Tarcísio Filho (General Antônio), Murilo Rosa (Afonso José), José de Abreu (Onofre), Dalton Vigh (Luigi), Ney Latorraca (José), Ana Beatriz Nogueira (Rosa), Dado Dolabella (Bentinho Gonçalves), Bruno Gagliasso (Caetano Gonçalves), Rosi Campos (Consuelo), Juliana Paes (Teiniaguá), entre outros.
LEIA TAMBÉM: “Deriva” é o novo romance da patrona da 33° Feira do Livro de Santa Cruz
A escritora e roteirista Letícia Wierzchowski foi escolhida como patrona da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul – e afirmou estar animada para compartilhar conhecimento na terra da Oktoberfest. O evento literário acontece de 1º a 7 de setembro, na Praça Getúlio Vargas.
Publicidade
Entre suas obras mais conhecidas está A Casa das Sete Mulheres, especialmente pela obra ter sido adaptada para a minissérie da TV Globo. Porto-alegrense, a agora patrona tem na biografia participação em outros trabalhos que retratam a história do Rio Grande do Sul. Dentre eles, a colaboração no roteiro cinematográfico de O Continente, baseado na obra de Érico Veríssimo. Esta obra, por sua vez, originou o filme e minissérie O Tempo e o Vento, com direção de Jayme Monjardim e Thiago Lacerda no papel do capitão Rodrigo Cambará, mesmo ator de Giuseppe Garibaldi na série A Casa das Sete Mulheres.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.