Categories: Geral

A cada 100 motoristas, sete são autuados por embriaguez na Balada Segura

O percentual de motoristas autuados por embriaguez na Balada Segura vem caindo no Estado. Quando a operação começou em Porto Alegre, em 2011, o índice era de 12%, ou seja, doze em cada cem motoristas abordados dirigiam sob o efeito de álcool ou recusaram-se a fazer o teste do etilômetro. De lá pra cá, essa proporção vem reduzindo gradualmente (com um desvio na curva em 2013), chegando a 7% nesse primeiro semestre de 2017, conforme balanço realizado pelo Detran/RS. 

O balanço leva em conta as autuações por teste positivo e as recusas nos municípios que adotaram a Balada e no Litoral, onde ocorrem blitze no período de veraneio. Em 2011, quando somente Porto Alegre tinha Balada Segura, foram 5,3 mil abordagens e 647 autuados por teste positivo ou recusa. Em 2012, os oito municípios conveniados somaram 33,6 mil condutores abordados e 3,7 mil autuados por embriaguez. 

Publicidade

Três anos depois, em 2015, quando já eram 28 municípios conveniados, o número de abordagens saltou para 80,9 mil e as autuações para 7,4 mil, baixando a proporção de motoristas flagrados sob o efeito de álcool ou que se recusaram. No ano seguinte, o programa continuou crescendo, e as abordagens também. Foram 103,5 mil abordados, e 8,1 mil autuados, ou seja, 8%. Neste ano, a tendência segue em queda. Dois 70,2 mil abordados de janeiro a junho, 4,7 mil foram autuadas por teste ou recusa, um percentual de 7%. 

Para o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, o balanço do semestre indica que está em curso uma alteração de comportamento.  “A mudança cultural no trânsito é um trabalho de longo prazo, na qual a fiscalização tem um importante papel. A Balada Segura começou em Porto Alegre em 2011 e vem crescendo com consistência. Os resultados estão nos números.” 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.