No último dia 14 de setembro completaram-se 700 anos desde o falecimento, em 1321, aos 56 anos, do escritor italiano Dante Alighieri, o celebrado autor da A Divina Comédia, uma das obras mais importantes da cultura universal. A passagem da data é motivador para o lançamento, previsto para o início de novembro, daquela que é considerada a biografia definitiva do artista. A tarefa coube ao historiador, romancista e ensaísta italiano Alessandro Barbero, 62 anos, professor de História Medieval na Universidade Piemonte Oriental, na cidade de Vercelli.
Dante: a biografia tem 432 páginas e chegará pela Companhia das Letras, em tradução de Federico Carotti, com preço estabelecido em R$ 99,90. Nascido em Florença, Alighieri teve uma vida por si só romanesca, como político, escritor e exilado, responsável por ter moldado a própria língua italiana. Profundo conhecedor das circunstâncias que envolveram a trajetória pessoal e intelectual de Dante, Barbero é minucioso no levantamento de informações gerais sobre a personalidade do gênio da literatura.
A nova biografia junta-se a ampla literatura dedicada ao escritor florentino e a sua obra-prima, a exemplo de Dante: o poeta, o pensador político e o homem, de Barbara Reynolds, também uma grande autoridade sobre o autor de A Divina Comédia, no Brasil lançado em 2011, em edição da Record, de 640 páginas, com tradução de Fátima Marques. Com o livro de Barbero, os brasileiros estão muito bem supridos para saber mais sobre Dante Alighieri.
Publicidade
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
This website uses cookies.