Categories: Regional

A beleza que sai do Horto Florestal para enfeitar a cidade

Ainda é necessário esperar um pouquinho, mas em breve os canteiros dos trevos de acesso a Santa Cruz do Sul e as praças da cidade vão ficar mais coloridos. Os espaços já começaram a receber novas mudas de flores, produzidas no Horto Florestal, localizado no Bairro Dona Carlota. Até o momento, 40 mil plantas já foram distribuídas e outras 80 mil ainda estão sob os cuidados da operária Noêmia Müller Sehnem, funcionária do horto desde o início das atividades.

Ela não tem uma preferida entre as petúnias, alegrias-de-jardim, amores-perfeitos e bocas-de-leão produzidas no horto. Independente da espécie, o que a motiva em seu trabalho é saber que colabora para o embelezamento da cidade. “Eu deposito muito carinho e as flores devolvem uma energia positiva”, observa.

As mudas saem ainda pequenas do horto e florescem nos canteiros. As petúnias são produzidas em bandejas que flutuam na água. Somente dessa espécie são 70 mil mudas. As outras – alegrias-de-jardim, amores-perfeitos e bocas-de-leão – são produzidas de maneira convencional, o que, segundo Noêmia, dá mais serviço, mas ainda assim é prazeroso. Ela se refere à necessidade de peneirar a terra, misturá-la com compostos e mudar as plantas de local. Todo o processo demora cerca de um mês e meio.

Publicidade

As principais dificuldades são a prevenção de doenças comuns em mudas e a manutenção das plantas com o nível adequado de umidade. O cultivo das flores acontece entre abril e agosto. Se nesse período o clima é muito chuvoso, prejudica o florescimento. Noêmia Sehnem explica que é o tempo que determina o tipo de trabalho a ser feito a cada dia. “A gente analisa as condições das plantas e maneja elas de acordo com o necessário”, relata.


Noêmia Sehnem diz que carinho com as mudas é fundamental: “Elas devolvem uma energia positiva”
Foto: Bruno Pedry

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.