Santa Cruz do Sul

“A árvore que estiver sem raiz será retirada”, disse Sérgio Moraes, descartando paralisação da obra do Calçadão

“Minha decisão, depois de ouvir todos: a árvore que estiver sem raiz ali vai ser retirada. Eu não vou deixar a árvore sem raiz para cair em cima de uma pessoa; pode ser um filho de vocês, pode ser um filho meu, pode ser alguém da comunidade e acabar causando uma tragédia. Então, nós vamos olhar; se não tiver raiz, a árvore vai cair”, afirmou o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 18, sobre a situação das tipuanas, no Palacinho da Prefeitura.

Sérgio Moraes também anunciou que não irá paralisar a obra de revitalização do Calçadão. Na tarde dessa segunda-feira, 17, o Ministério Público (MP), por meio do promotor Érico Barin, solicitou que a obra fosse parada, levando em consideração as recentes quedas das árvores tipuanas no trecho em que são realizadas as obras de revitalização do novo Calçadão da Rua Marechal Floriano, entre as quadras das ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos.

“Eu conversei com o Barin, ele me falou que está pedindo a paralisação da obra, e eu disse para ele que não ia fazer essa paralisação, pois acho que, quanto mais demorar, mais tempo vai ficar e mais tempo as árvores terão para cair. Temos que acelerar essa obra”, afirmou Moraes.

Publicidade

Já são quatro tipuanas do Túnel Verde que cederam com as obras: duas na última quarta-feira, 12, e, mais recentemente, nessa segunda-feira, 17, outras duas árvores cederam e terão que ser suprimidas ao longo desta terça-feira.

LEIA MAIS

Ministério Público sugere que obras no Calçadão sejam paralisadas
Mais tipuanas cedem e caem sobre prédios no Centro de Santa Cruz
“Nós estamos perdendo a memória e a história”, diz Wenzel sobre tipuanas que cederam
Árvore tipuana que cedeu no Centro de Santa Cruz será removida

Publicidade

Segundo o prefeito, a situação precisa ser resolvida em favor da comunidade. “Essa solução não pode ser boa para um ou outro, tem que ser boa para a segurança das pessoas, para a comunidade, para a segurança das pessoas que por ali vivem ou caminham por ali.”

Sérgio também revelou que encontrou problemas sérios nas raízes das árvores tipuanas devido às podas realizadas em setembro de 2024. “O problema mais sério que encontramos nesses dias foi que achei tão estranho uma árvore daquele tamanho ter apenas pequenas raízes. Uma árvore com mais de 80 anos. Ontem (segunda-feira) descobri que, ano passado, houve uma poda de raízes, deixando as árvores totalmente sem equilíbrio e sustentação. Então, o que vai acontecer? Elas vão cair.”

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais