Uma exposição em cartaz no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, a antiga Estação Férrea, em Santa Cruz do Sul, permite conhecer um pouco mais e melhor o processo criativo de um dos principais artistas do desenho em atividade na região. A mostra “Estudos, Rascunhos, Rabiscos” fica no local até o dia 26 deste mês e oferece recorte de diferentes épocas da produção de Hugo Braz, de 70 anos.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Festa movimenta Linha João Alves neste domingo

Ele nasceu em Herval, mas saiu de lá ainda criança, quando sua família se fixou em Pelotas. Posteriormente, foi estudar em Porto Alegre, e ali ingressou na antiga Companhia Rio-grandense de Telecomunicações (CRT). A trabalho, visitava as mais diversas localidades do interior gaúcho, entre elas Santa Cruz. E foi essa a cidade que escolheu para se radicar em definitivo, em 1995.

Publicidade

A vocação para o desenho já o acompanhava desde a infância, e não reluta em apontar duas influências: primeiro a do pai, Hermínio, que era ourives e perseguia com afinco a máxima qualidade em seu trabalho; depois, um dos irmãos mais velhos, Herony, que tinha o dom do desenho, adorava ler sobre o tema e sempre estendia esses materiais ao pequeno Hugo, que é o mais novo entre cinco filhos.

O reconhecimento ao papel de Herony em sua formação artística é tamanho que Hugo inclusive homenageia o irmão na mostra no Centro de Cultura. Além do estímulo recebido do mano, ao longo dos anos Hugo, voraz leitor, sempre se dedicou ao aprimoramento de sua técnica e, igualmente, do olhar sobre a cultura em geral.

Atenção à figura humana

O trabalho artístico de Hugo Braz envolve principalmente a figura humana, em retratos, desenhos ou caricaturas. Em sua produção, ocupa-se de intensas pesquisas, que, por vezes, entre leituras de apoio ou experimentações, podem se estender por longo período. Na mostra no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, como salienta, evidencia essa característica dos exercícios, em busca do aprimoramento da técnica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Roteiro com visita à terra dos antepassados

Uma sequência de desenhos de autoria de Hugo Braz que integram a mostra no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz:

O título da exposição já remete a essa característica: são peças de diferentes épocas, e que deixara guardadas na gaveta. A exemplo do que fazem muitos artistas, inclusive consagrados, esses estudos ou rascunhos apontam para aspectos ou elementos relevantes dentro do processo criativo de cada autor, em diferentes níveis de acabamento. Assim, também os desenhos agora selecionados por Hugo proporcionam contato ou aproximação instigante com seu imaginário.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Honk Kong: Alma e identidade na pérola do oriente

Ao longo de sua trajetória, concorreu em concursos e salões, no Brasil e no exterior, e mereceu importantes distinções. Foi o caso do 1º lugar na modalidade Caricatura no Salão Internacional de Desenho para Imprensa, de Porto Alegre (2010), e dos trabalhos selecionados em três edições anuais do World Press Cartoon, em Portugal.

Em várias situações, peças suas foram publicadas pela Gazeta do Sul, na qual compartilhou com os leitores caricaturas de escritores (Fernando Pessoa, George Orwell e Fiodor Dostoiévski) e de músicos (Beethoven). Elaborou ainda ilustrações exclusivas para o Anuário Brasileiro do Café, da Editora Gazeta.

Publicidade

Serviço

O quê: exposição “Estudos, Rascunhos, Rabiscos”, de Hugo Braz
Onde: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea
Quando: a abertura aconteceu no dia 10 e a mostra fica no local até dia 26
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.