Santa Cruz do Sul

“A ampliação do aeroporto de Santa Cruz é um projeto essencial para a região”, defende Heitor Schuch

“A ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva é um projeto essencial para o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul e de todo o Vale do Rio Pardo. Essa obra permitirá maior competitividade para nossos produtos de exportação, sobretudo o tabaco, e atrairá novos investimentos, impactando diretamente a geração de empregos e renda na região”. A afirmação é do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), que propôs o seminário realizado na manhã desta sexta-feira, 29, pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, para debater o tema.

O evento, que aconteceu em Santa Cruz do Sul, reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades regionais. Entre os presentes, estavam o deputado estadual Elton Weber (PSB), a prefeita Helena Hermany, o representante do Ministério dos Portos e Aeroportos, Paulo Ramos Pinto, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Cesar Cechinato, que apresentou o projeto já encaminhado ao governo federal.

LEIA MAIS: Ampliação do aeroporto de Santa Cruz alavancará desenvolvimento econômico, diz Schuch

Publicidade

Também participaram do debate representantes de Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Azul Linhas Aéreas, Sinditabaco e Afubra, entre outros.

Durante o seminário, Cechinato detalhou o projeto de ampliação do aeroporto, que prevê modernização da infraestrutura, extensão da pista e melhorias na área de embarque. A iniciativa busca integrar Santa Cruz do Sul à malha aérea nacional, favorecendo não apenas a mobilidade da população, mas também o escoamento de produtos para exportação.

Santa Cruz do Sul é um dos maiores polos econômicos do Rio Grande do Sul, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,3 bilhões, sustentado principalmente pelo setor de tabaco, que representa mais de 90% das exportações brasileiras da commodity. O município é responsável por uma produção anual que ultrapassa os 600 milhões de dólares em exportações, com mercados consumidores em mais de 100 países. Além disso, o setor gera mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e regional.

Publicidade

LEIA MAIS: Câmara dos Deputados aprova seminário em Santa Cruz para debater ampliação do aeroporto

O deputado Heitor Schuch destacou ainda o papel do aeroporto como uma ferramenta para atrair novos investimentos. “Com uma infraestrutura moderna e eficiente, Santa Cruz do Sul poderá se posicionar como um centro de referência no transporte de cargas e passageiros, beneficiando não apenas a cidade, mas toda a região do Vale do Rio Pardo”, afirmou.

O seminário encerrou com um compromisso das lideranças presentes de somar esforços numa comissão pró-aeroporto para viabilizar a execução do projeto. “Este é um passo fundamental para garantir mais desenvolvimento e competitividade à nossa região. A união de todos os setores é o que fará a diferença para transformar esse sonho em realidade”, concluiu Schuch.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.