Nesta semana, o Portal Gaz retratou que a estrada próxima ao Parque de Eventos transformou-se em lixão a céu aberto. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul diz que busca fiscalizar e pede ajuda da comunidade para denúncias de descarte irregular de lixo, que pode gerar uma multa de R$ 5 mil. No município há mais de 20 espaços em que são colocados resíduos de forma errada.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, naquele local há um aterro vegetal, mas é preciso autorização da prefeitura para depositar o material no trecho. “Antigamente era um lixão abandonado e as pessoas confundem ainda. A coleta urbana passa na frente de casa, não entendo esse trabalho de levar até lá. Não é nem falta de educação, é falta de consciência. É uma vergonha”, desabafa.
LEIA MAIS: VÍDEO: estrada próxima ao Parque de Eventos é transformada em lixão a céu aberto
A prefeitura tem agido e pede ajuda da comunidade com denúncias. “Em muitos casos conseguimos identificar até no próprio lixo que acaba ficando com documentos do infrator. Mas pedimos que a comunidade envie vídeos e fotos quando situações como essa ocorrem. As pessoas que fazem isso são as que mais reclamam.”
Fritsch diz que a comunidade não se dá conta de que a prefeitura paga em dobro. “Tem que ir lá, recolher e levar para o local correto. É dinheiro público gasto a mais. Se deixar certinho no cesto a empresa recolhe. Em cada bairro tem os mal-educados, a comunidade tem que orientar que não está correto.”
Solução para o autódromo
O secretário esclarece que para mudar o cenário nas proximidades do autódromo a ideia é colocar câmeras de segurança, mas não estipulou um prazo. Ele adianta que uma novidade na área do recolhimento de lixo será anunciada nos próximos dias. “A paciência terminou. Para os infratores aprenderem, tem que doer no bolso”, fala ele lembrando que o município já emitiu várias multas sobre o descarte irregular.
Publicidade
Contêineres no Bom Jesus são exceção
Recentemente, a Prefeitura de Santa Cruz colocou dois contêineres no Bom Jesus. Um fica no trevo de acesso a Vera Cruz, na BR-471, e o outro na saída do Beco do Pepino. “São locais conhecidos por a prefeitura ir limpar e no outro dia já estão cheios de sujeira, parece que fazem de propósito. Por enquanto a iniciativa tem dado certo.”
Contudo a colocação dos compartimentos deve ficar apenas nos dois pontos. “A cidade é bonita, florida, bem organiza. Os contêineres naqueles locais foram indicação do prefeito e não devem ser estendidos para outros pontos. As pessoas têm que ter consciência que cada um é responsável pelo seu lixo, cada um tem que dar a destinação correta. Isso vale para a colocação de lixeira na frente das casas, não é responsabilidade da prefeitura.”
LEIA MAIS: Prefeitura instala contêineres para solucionar problema de lixo no Bom Jesus
Publicidade
This website uses cookies.