Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vera Cruz

Parque Ambiental aguarda recursos para melhorias

Em 2019 houve a remoção de árvores exóticas, para possibilitar o desenvolvimento das nativas, e o cercamento de parte da área

Transformar o Parque de Preservação Ambiental de Vera Cruz em um espaço de conservação e educação é um sonho antigo. O local, criado em novembro de 2003, possui 15,85 hectares e está localizado na Rua Carlos Wild, com prolongamento na Rua Thomaz Gonzaga, no Bairro Araçá. No entanto, um dos obstáculos ao projeto de melhorias previstas é a falta de recursos.

Em 2019, o parque passou pelo manejo de espécies exóticas de eucalipto e pinus em duas áreas que foram objeto de estudos. O trabalho indicou que essas plantas poderiam dificultar o desenvolvimento de espécies nativas. As árvores não nativas foram removidas pela empresa vencedora do processo licitatório, que arrecadou cerca de R$ 22,8 mil. Esse valor foi empregado no cercamento parcial da área. A cerca de 420 metros recebeu um investimento total de R$ 47 mil, mas uma projeção estima que o cercamento total teria 1,5 mil metros.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Gaia está protegida no rincão de Lutzenberger

“Não há atividades no parque ainda, embora algumas ações pontuais sejam executadas dentro do parque, como limpezas e mutirões para retirada de lixo”, explica o engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento do Meio Ambiente (Dema) de Vera Cruz, Ricardo Konzen. Na quinta-feira houve o plantio de aproximadamente cem mudas nativas no interior do parque, doadas pela mesma empresa que fez a retirada das árvores exóticas.

Publicidade

Segundo Konzen, os próximos planos para o espaço consistem na continuidade do cercamento. Um projeto básico para uso do parque foi elaborado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016, com projeção de cálculo financeiro. “O que está faltando hoje é o volume de recursos para contemplar a criação do jardim botânico, de um centro de educação ambiental com trilhas ecológicas e a sede do Departamento do Meio Ambiente. Essa finalização do projeto estava prevista para ser feita este ano, só que ainda não se concretizou em função da pandemia.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: há 15 anos, ninguém toca na Reserva Particular do Patrimônio Natural

A partir da criação de um cronograma financeiro, o departamento vai buscar os recursos junto ao governo federal e com o Fundo Municipal de Meio Ambiente. “A maior dificuldade que nós temos hoje é a falta de recursos, não só em Vera Cruz, mas em todos os municípios. E a tendência futura é preocupante pelas consequências que essa pandemia vai gerar.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.