Uma família santa-cruzense iniciou uma campanha para custear o exame do filho de 1 ano, diagnosticado com microcefalia. José Samuel Teles Pontel é filho de Simone da Silva Teles Pontel e Rafael Moreira Pontel, e reside com os pais e a irmã Ana Vitória, de 6 anos, no Bairro Bom Jesus.
José Samuel nasceu prematuro de 33 semanas e ficou um mês internado na UTI do Hospital Santa Cruz. Após, fez acompanhamento pela UTI Neonatal de Alto Risco. Durante uma consulta no Centro Materno Infantil (Cemai), a mãe contou que estava notando certas alterações no comportamento do filho. Mesmo com 1 aninho, ele ainda não senta, mantém o corpo sempre mole e não estava se desenvolvendo.
Amigos e familiares juntaram-se para custear uma consulta com um neurologista em Venâncio Aires, que constatou o atraso no desenvolvimento e o diagnóstico de microcefalia. A família ganhou um encaminhamento para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a requisição de um exame de ressonância magnética do crânio com anestesia geral, para identificar o grau de gravidade da microcefalia.
Publicidade
Pelo SUS, o tempo de espera para o exame é de pelo menos 12 meses. A ressonância não está disponível em Santa Cruz. Em uma clínica de Porto Alegre, o procedimento custa R$ 1.950,00.
A família conseguiu marcar para o dia 16 de setembro, às 8 horas, e agora tenta conseguir o valor até a data. “Ao saber da notícia a gente ficou sem saber o que fazer, sem chão mesmo. Um amigo se disponibilizou a ajudar com a vaquinha. Nós não sabíamos a quem recorrer, porque mudou tudo na nossa vida”, contou Simone.
Ela tem experiência como auxiliar de padaria, mas está desempregada. A casa onde residem, na Rua Adolfo Pritsch, foi condenada após o último temporal. A família espera ser colocada no Aluguel Social e não tem como custear o exame. O dinheiro arrecadado será usado para pagar a ressonância magnética, além de custos com viagem e outros exames que poderão ser necessários. Os pais farão uma prestação de contas nas redes sociais para esclarecer como o valor foi utilizado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Menino precisa de respirador de R$ 11 mil
Como ajudar
Depósitos em dinheiro podem ser feitos na conta-poupança da mãe, na Caixa Econômica Federal, agência 0500, Operação 013, conta 00113228-8, CPF 02011307007, em nome de Simone da Silva Teles Pontel. O contato com a família pode ser feito pelos telefones (51) 9 9299 4440 ou (51) 9 8934 0093. Uma rifa também está sendo organizada para a campanha em prol de José Samuel.
LEIA TAMBÉM: Campanha Ame Juju realiza ações online; saiba como ajudar
Publicidade