Os prefeitos dos municípios da região 28 do distanciamento controlado, referenciada por Santa Cruz do Sul, se reúnem às 20 horas desta segunda-feira, 24, em assembleia. O objetivo é votar o plano regional para adotar a gestão compartilhada – ou ‘cogestão’ – do modelo do governo estadual.
A possibilidade, existente desde o início de agosto, permite que as regiões adotem protocolos menos restritivos que as da classificação no sistema do Estado, mas não menos do que a bandeira anterior. No caso da região, classificada na bandeira vermelha, seria possível adotar protocolos da bandeira laranja. No entanto, é preciso que o plano seja chancelado por uma equipe técnica e que tenha aprovação de dois terços dos prefeitos da região.
LEIA MAIS: Governo rejeita recurso e região de Santa Cruz fica em bandeira vermelha
Publicidade
O plano da região 28 está pronto e será posto em votação na assembleia desta noite. Para aderir à gestão compartilhada nesta semana, os municípios deviam ter enviado o plano até o último sábado. A região optou por pedir que o governo reconsiderasse a classificação, mas o recurso foi negado.
LEIA TAMBÉM: Região vai apresentar recurso à bandeira vermelha
“Recebemos com surpresa a bandeira vermelha para o Vale do Rio Pardo, muito embora o nosso cenário regional tenha piorado”, afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cássio Nunes Soares. Segundo ele, os administradores esperavam que o apelo fosse aceito pelo Executivo estadual.
Publicidade
De acordo com Soares, a região vai encaminhar nesta segunda-feira os protocolos para a gestão compartilhada e solicitar ao Estado que mantenha as regras da bandeira laranja para os municípios, até que o plano regional seja analisado. “Estaremos aprovando em assembleia com os prefeitos e encaminhando ao governo do Estado o nosso plano regional, assim como o pedido da região para que mantenha a classificação na bandeira laranja até que esse plano seja apreciado pelo governo do Estado”, explicou.
CDL apoia a gestão compartilhada
Após a confirmação da bandeira vermelha para a região, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul divulgou nota na qual pede que a administração municipal adote a gestão compartilhada do modelo, “evitando assim, mais uma crise em nosso comércio, que começa aos poucos a se recuperar”.
Publicidade
“Certamente recebemos essa notícia com bastante tristeza, até porque houve um ânimo maior agora no Dia dos Pais, em que as vendas cresceram”, afirmou o presidente da CDL, Márcio Farias Martins, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9. “Se realmente não houver a possibilidade da cogestão, que nos mantenha com as prerrogativas de bandeira laranja, é muito prejudicial ao comércio”, projetou.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade