As aulas presenciais e/ou remotas do segundo semestre da Unisc começam nesta segunda-feira, 24. De todos os cursos oferecidos, apenas dois não retornarão nesse período – Medicina, que terá início em 31 de agosto, e Arquitetura, ainda sem data. A retomada gradativa das aulas presenciais começou em junho, com a recuperação das atividades práticas, laboratoriais e de estágios do primeiro semestre. A universidade cumpre todos os protocolos de segurança impostos pelo decreto municipal para evitar a disseminação do coronavírus, com um Plano de Contingência de Prevenção e Monitoramento.
De acordo com a diretora de Ensino, Giana Sebastiany, por meio da utilização de recursos tecnológicos, a instituição vem adotando metodologias que favorecem o processo ensino-aprendizagem. No transcorrer do semestre, novos formatos poderão ser adotados respeitando as normas sanitárias e determinações em vigor.
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Ela explica que a partir da experiência do primeiro semestre, foi feita uma pesquisa para saber qual era o nível de dificuldade de acesso à internet e às atividades propostas de forma síncrona, onde se confirmou a hipótese de que muitos têm dificuldades com relação à oscilação e velocidade da internet, assim como aos dispositivos de acesso às aulas. “Verificou-se que a grande maioria faz o acesso via smartphone, sendo que nem sempre isso é a melhor opção quando se tratam de textos e artigos longos. Com isso, nós revisamos juntos todo o planejamento com os nossos docentes para o segundo semestre. Agora estamos pensando mais em atividades que possam atender a essa necessidade de acesso não somente naquele momento síncrono, mas especialmente no momento assíncrono, quando os estudantes podem buscar o melhor horário e o melhor local, onde tenham os dispositivos adequados para acessarem os conteúdos.”
Sobre a possível retomada das aulas presenciais, Giana diz que isso será feito de acordo com os protocolos de segurança, avaliando as melhores condições, melhores formas e o tipo de atividade que será proposto. “Iremos considerar também as questões relativas a transporte, ao convívio do número de pessoas ao mesmo tempo no mesmo ambiente, enfim, levaremos em conta os quantitativos e especialmente a segurança que é necessária para que a gente consiga de fato oferecer uma aprendizagem voltada para aquilo que importa, que é uma formação integral dos alunos.”
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