Uma mudança de rota nas articulações para as eleições municipais de novembro em Santa Cruz do Sul foi confirmada nessa sexta-feira, 21. A dez dias do início do período de convenções partidárias, o pré-candidato a prefeito do PSB, Fabiano Dupont, divulgou nota na qual indica recuo nas negociações com o PTB. Até então, era considerada forte a chance de ele ser o vice da chapa encabeçada pelo vereador Mathias Bertram (PTB). As conversas entre petebistas e socialistas iniciaram-se ainda no começo deste ano.
Na nota, porém, Fabiano Dupont, sem citar diretamente o PTB, diz que o partido defende “um projeto novo” e que, em função disso, “descartou uma possível composição em chapas que não estejam alinhadas com este pensamento”. “Por coerência, só posso manter minha posição de que um novo fazer político é possível na nossa cidade”, diz.
LEIA TAMBÉM:
Helena e Elstor confirmam dobradinha para as eleições
PT lançará Frederico Barros a prefeito
Às vésperas das convenções, Telmo anuncia apoio do Podemos
Publicidade
Embora PSB e PTB guardem em comum o fato de terem permanecido na oposição ao governo Telmo Kirst (PSD), Fabiano, que foi terceiro lugar no pleito de 2016, aposta em um discurso centrado na renovação política, o que pode ter emperrado o avanço das tratativas com os petebistas, que são uma das forças mais tradicionais da cidade.
A nota deixou em aberto o rumo da legenda a partir de agora. Não será surpresa se houver uma aproximação com o grupo liderado por MDB e PDT, e que tem Alex Knak como candidato prioritário. Nesse grupo, a possibilidade de uma chapa Alex/Fabiano é vista com simpatia.
LEIA TAMBÉM: Gazeta fará dois debates com candidatos à Prefeitura
Publicidade