Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Prefeitos da região discutem reação à bandeira vermelha

Na tarde deste sábado, 22, prefeitos dos municípios da região, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale) e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) estarão reunidos para alinhar e definir as próximas ações e medidas. Nesta sexta-feira, na divulgação do mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, do governo estadual, para a próxima semana, a região apareceu na cor vermelha – indicativo de risco alto e da necessidade de restrições mais duras para prevenção da Covid-19.

Se quiser evitar a adoção das medidas preventivas mais rígidas, a região tem duas alternativas: encaminhar recurso com o objetivo de reverter a bandeira vermelha – como já fez das outras vezes – ou adotar a gestão compartilhada, por meio da qual pode definir regras menos rígidas para a cor vermelha, mas não menos rígidas que as da laranja. Se escolher a cogestão, o conjunto de municípios precisa apresentar, ainda neste sábado, um plano estruturado ao governo do Estado, com chancela de equipe técnica e aprovação de, no mínimo, nove dos 13 prefeitos.


LEIA MAIS: Região volta a ficar em bandeira vermelha no mapa preliminar

Publicidade

A região 28 – referenciada por Santa Cruz do Sul e que abrange ainda Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz – teve sua classificação no distanciamento controlado elevada para risco alto nesta sexta-feira, segundo o governo estadual, principalmente por causa do aumento de 100% nas internações por Covid-19 e da alta no número de casos fatais da doença.

Na semana que passou foram 28 pacientes com Covid-19 hospitalizados na região, enquanto no período anterior eram 14. Com isso, são 8,07 internações registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes – valor que era de 4,04 na semana anterior. Estes dados levaram a região a ser classificada com bandeira preta em ambos os indicadores. Quanto aos óbitos, foram três pacientes que falecerem de Covid-19 na semana na região, ante dois no período anterior.

Seis municípios da região se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisam endurecer as medidas, mesmo que a bandeira vermelha para a região se mantenha. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes municípios não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias.

Publicidade

No fim da tarde de segunda-feira, 24, o governo do Estado divulga o mapa definitivo do sistema de enfrentamento da pandemia. Se não for revertida, a bandeira vermelha passa a valer na terça-feira.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.