Os casacos pesados saíram dos roupeiros, as cobertas mais grossas deixaram as férias e luvas e gorros, que não eram vistos há algum tempo, lotam as ruas gaúchas. Todos os artifícios, afinal, para tentar esquentar-se no auge do inverno que atingiu todo o Estado e outras áreas brasileiras entre essa quinta, 20, e esta sexta-feira, 21.
A sensação térmica, que ficou negativa em diversos lugares do Vale do Rio Pardo, é resultado de uma massa de ar polar que age em território brasileiro. O mesmo fenômeno garante tempo firme nesta sexta-feira e nos próximos dias, com noites e madrugadas geladas e dias de sol (veja previsão abaixo). “Vamos ter um belo dia de sol e céu azul em toda a região”, comentou o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall.
LEIA TAMBÉM: Onda de frio intenso atinge Estado a partir desta quinta
Veja registros feitos em Linha Andrade Neves, em Santa Cruz:
Publicidade
Quem não conseguiu acompanhar a chuva congelada na região ou neve em outros pontos, infelizmente não terá a oportunidade novamente em breve: “As condições de chuva congelada e neve já não ocorrem mais, porque o ar fica bastante seco”, disse o meteorologista. Entre essa quinta e sexta, houve neve nos pontos mais altos da Serra, nas regiões de Vacaria, Bom Jesus e Cambará, e chuva congelada em pontos da Serra e da Região Metropolitana, além do Sul do Estado.
Na região, o frio e geada foram os principais efeitos do fenômeno meteorológico, com termômetros marcando zero grau em diversos pontos e sensação térmica ainda mais baixa. Segundo Nachtigall, a sexta-feira, apesar do sol, deve se manter gelada: as máximas até passam dos 10 graus, mas não atingem os 15 no Vale do Rio Pardo. “No final da tarde volta a esfriar rapidamente.”
No final de semana, os santa-cruzenses podem esperar tempo seco com predomínio de sol, tanto no sábado quanto no domingo. Enquanto os dias têm aquecimento leve, com 15 graus ou pouco mais, as madrugadas serão geladas, novamente com geada e temperatura chegando ao zero grau. No domingo, segundo o meteorologista, a tarde aquece um pouco mais e a máxima pode chegar perto dos 20 graus em Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: fenômeno histórico deve trazer frio intenso e geada para a região
Previsão para os próximos dias*:
Sexta-feira: mínima de 0 grau, máxima de 12 graus, dia de sol
Sábado: mínima de 4 graus, máxima de 15 graus, chance de geada
Domingo: mínima de 7 graus, máxima de 18 graus, predomínio de sol
Segunda-feira: mínima de 11 graus, máxima de 21 graus, tempo ensolarado
Terça-feira: mínima de 19 graus, máxima de 27 graus, tempo firme com sol
*Dados obtidos no site do Climatempo às 9 horas desta sexta-feira, 21, para o município de Santa Cruz do Sul. A previsão pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA TAMBÉM: Por que dentro de casa é mais frio do que na rua?
Foto: Lucas Lange Foto: Lucas Lange Foto: Lucas Lange Foto: Bruna Lovato
Publicidade