O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Flamengo na noite desta quarta-feira, 19, no Maracanã, no Rio de Janeiro, na abertura da quarta rodada do Brasileirão. A equipe do técnico Renato Portaluppi saiu na frente, no primeiro tempo, mas cedeu o empate na etapa complementar, em um pênalti assinalado com auxílio do VAR. Foi o terceiro empate consecutivo no torneio – já havia ficado no 1 a 1 com o Ceará e 0 a 0 diante do Corinthians.
O Tricolor gaúcho ainda perdeu o centroavante Diego Souza, que sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. A delegação permanece na Cidade Maravilhosa até o próximo domingo, quando o time gaúcho enfrenta o Vasco, às 16 horas, em São Januário.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
Flamengo e Grêmio iniciaram a partida buscando o ataque. O tricolor realizava sua marcação avançando os atacantes, pressionando a saída de bola dos cariocas.
A primeira chance foi do time da casa. Em triangulação com Gabigol e João Lucas, a bola alcançou Éverton Ribeiro dentro da área, que finalizou por cima. O Tricolor não demorou a responder: no contra-ataque, Alisson recebeu dentro da área, mas também finalizou sem precisão,por cima do gol.
Aos 26 minutos, Bruno Henrique faz falta em Diego Souza próximo da entrada da grande área. Jean Pyerre chamou a responsabilidade. O meiocampista soltou uma bomba, que desviou na barreira e por pouco não acaba no fundo da rede do Flamengo. No primeiro tempo,Jean Pyerre ainda teve mais duas chances em cobranças de falta. Aos 29 minutos a bola raspou no travessão, e aos 33 a cobrança pegou na rede, pelo lado de fora.
Publicidade
O Grêmio era melhor no primeiro tempo. Aos 39 minutos, a melhor chance da primeira etapa: Cortez cruzou da esquerda e achou Diego Souza dentro da área. De cabeça, o atacante deu um leve toque pra Alisson, na cara do gol, que matou no peito e finalizou pra fora, pelo lado esquerdo, bem próximo à trave.
O Grêmio criava chances e tocava melhor a bola. Aos 44 minutos, a superioridade Tricolor deu resultado. Pepê avançou pelo meio de campo e acionou Alisson na direita, na entrada da área. O jogador devolveu o passe na medida para Pepê, na cara do gol. Com categoria, o atacante gremista chutou forte e tirou do goleiro Diego Alves para abrir o placar e coroar um grande primeiro tempo do time de Renato Portaluppi no Rio de Janeiro.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Com Lucas na vaga de Maicon, no intervalo, o Grêmio quase ampliou o placar logo aos 2 minutos. No contra-ataque rápido, Pepê tocou para Diego Souza, que driblou o marcador e chutou pela linha de fundo. O Flamengo tentava encontrar espaços, mas esbarrava na forte marcação da defesa adversária. Aos 14, Matheus Henrique recebeu na entrada da área e soltou a bomba. A bola explodiu na marcação.
Aos 19, uma notícia ruim para o torcedor tricolor. Com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, Diego Souza foi substituído pelo garoto Isaque. O técnico Renato Portaluppi voltou a mexer aos 28, colocando Thiago Neves na vaga de Jean Pyerre. Logo em sequência, o Rubro-Negro chegou com Vitinho, mas o arremate saiu sem direção.
Por pouco, os visitantes não fizeram o segundo aos 35 minutos. Isaque fez uma linda jogada pelo lado esquerda e finalizou de bico. A bola passou perto da meta esquerda de Diego Alves.
Publicidade
Aos 37, Gabriel chegou no bico da grande área, deu dois cortes para o meio e bate de canhota, mas longe do gol de Vanderlei. O Flamengo deixou tudo igual aos 43. Com auxílio do VAR, o árbitro Rafael Traci viu toque faltoso de Kannemann com a mão na grande área e marcou pênalti. Gabriel cobrou no alto e Vanderlei não alcançou – 1 a 1. Fim de papo no Maracanã.
BRASILEIRÃO
4ª RODADA
FLAMENGO 1 a 1 GRÊMIO
Data e horário: quarta-feira, 19 de agosto, 19h15
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Rafael Traci (SC), com Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos
VAR: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Cartões Amarelos: Gabriel Barbosa, Filipe Luís, João Lucas (Flamengo), Diego Souza, Pedro Geromel e Kannemann (Grêmio)
Gols: Flamengo: Gabriel (43/2ºT) Grêmio: Pepê (44/1ºT)
Publicidade
FLAMENGO
Diego Alves; João Lucas (Renê), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Pedro), Everton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel
Técnico: Domènec Torrent
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique (David Braz), Maicon (Lucas Silva), Alisson (Thaciano), Jean Pyerre (Thiago Neves) e Pepê; Diego Souza (Isaque)
Técnico: Renato Portaluppi
LEIA MAIS:
Grêmio enfrenta o Flamengo na noite desta quarta
Grêmio é atropelado pelo Flamengo e fica fora da final