Além das apresentações dos grupos tradicionalistas no 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre neste fim de semana em Santa Cruz do Sul, uma das atrações é a competição na modalidade Chula. Considerada um tipo de dança, ela é cansativa, pois exige muito do físico da pessoa, que deve se manter focada.
LEIA MAIS: Lanceiros faz homenagem à poetisa defensora dos direitos da mulher
Em entrevista à Rádio Gazeta, um dos competidores, Mauricio de Lazzari, que veio de Nova Bréscia, contou como é se apresentar nessa modalidade. “Em uma apresentação, tem que haver estratégia sobre a quantia de físico do corpo, pois não se pode cansar no início e ao chagar no fim, não ter mais pernas suficientes”, explicou.
Publicidade
Este tipo de dança e uma simulação de desafio, em que duas pessoas participam. “Para agradar ao público e os jurados, cada competidor tenta desafiar e se engrandecer em cima do colega”, contou.
LEIA MAIS: Fim de semana de Enart em Santa Cruz; confira a programação
Lazzari dança desde de criança, mas no Enart é o quinto ano que está participando. Ele afirma que os ensaios são feitos sozinho e que são muitas horas para chegar ao resultado esperado. Ele, que já se apresentou na modalidade, se diz satisfeito com a dança que mostrou aos jurados e público.” Conseguir conciliar o trabalho e a dança durante o ano inteiro e chegar aqui e fazer aquilo que se espera é de grande valor”, finalizou.
Publicidade
LEIA MAIS:
Enart começa nesta sexta em Santa Cruz do Sul
Definida a ordem de apresentação do Enart 2019; confira