Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Farmácia Móvel dispensou quase 6,4 mil receitas no interior

Os deslocamentos mensais que Marlise Therezinha Weitzmann Hermes fazia ao Centro somente para buscar remédios na Farmácia Municipal já não são mais necessários. Desde janeiro, a moradora de Alto Linha Santa Cruz conta com o serviço mais perto de casa. Isso porque o programa Farmácia Móvel incluiu o Distrito de Boa Vista no roteiro que já ocorria em outras localidades do interior de Santa Cruz do Sul. “É muito importante que os serviços sejam trazidos também para a colônia. Para mim, foi muito bom”, avalia.

A iniciativa, que esteve na localidade nesta semana, ocorre na Estratégia Saúde da Família (ESF) Boa Vista. Dona Imelda Beckenkamp, de 69 anos, mora na Travessa Bohn e acompanha o calendário de visitas para ir com o marido retirar seus medicamentos. “Não preciso mais ir até a cidade sempre”, comenta a agricultora. Nos oito primeiros meses de atendimento naquela região do município, 387 dispensas de receitas já foram contabilizadas.

LEIA MAIS: Farmácia Móvel atende Boa Vista

Publicidade


De acordo com a Assistência Farmacêutica do município, além de Boa Vista, a Farmácia Móvel também vai mensalmente para Linha Santa Cruz, Alto Paredão, Rio Pardinho e Linha Pinheiral. Os atendimentos chegaram a ser realizados em São José da Reserva, mas devido à baixa procura, estão sendo reavaliados. O programa iniciou em abril do ano passado e, desde então, já foram 6.395 dispensas de receitas.

A Farmácia Móvel foi criada para facilitar o acesso da população do interior à rede de assistência farmacêutica do município. “Buscamos evitar os deslocamentos até a cidade somente para buscar remédios e isso também resultou em menor movimento na Farmácia Central. Além disso, os usuários acabam economizando com transporte, seja particular ou coletivo”, explica o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles.

LEIA MAIS: Distrito de Boa Vista terá Farmácia Móvel a partir de janeiro

Publicidade


Uma vez por mês, conforme calendário divulgado no site da Prefeitura, a unidade vai até uma localidade de Santa Cruz. As próximas visitas ocorrerão em Linha Santa Cruz, no dia 18 de agosto; Alto Paredão, em 19 de agosto; Rio Pardinho, em 25 de agosto; e Pinheiral, 27 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Central de Doações retomará cadastro de famílias em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.