O CTG Lanceiros de Santa Cruz se apresentou na manhã deste sábado, 16, na Força A das Danças Tradicionais do 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no Ginásio Poliesportivo, de Santa Cruz do Sul. Com os tradicionais balões laranjas, os membros da entidade deram o grito de ‘boa sorte’ aos dançarinos que se concentravam para a apresentação no tablado.
O grupo apresentou uma homenagem à poetisa Luciana de Abreu nas coreografias de entrada e saída. No século XIX, ela defendia e reivindicava direitos iguais para as mulheres. Luciana foi adotada pela família de um guarda-livros em 1847 e incentivada a estudar desde pequena.
Luciana casou em 1867 e continuou frequentando as aulas mesmo grávida. Após se formar, abriu a própria escola atrás do Theatro São Pedro, com o intuito de ajudar a pagar contas em casa. A professora se tornou conhecida em 1873 ao subir na tribuna do Partenon Literário para falar da importância da educação e emancipação da mulher.
Publicidade
Nas danças tradicionais, a performance exibida pelo grupo representante da 5ª Região Tradicionalista foi composta por maçanico, roseira e tatu com volta no meio. “Todo o percurso desse ano foi muito difícil. Então, essa apresentação foi muito gratificante. Fizemos tudo o que queríamos fazer. Agora é só esperar a nota e de repente voltar amanhã”, disse o coordenador Fernando Schroeder.
Publicidade