Entre linhas, lançadeiras e pontos… Este é o tema da nova exposição do Museu do Colégio Mauá que destaca a evolução das máquinas de costura. A mostra está aberta ao público a partir desta quinta-feira, 13, até o fim de 2025, como forma de celebrar os 59 anos do museu.
Para retratar o tema, o acervo inclui maquinários, fabricados em diferentes épocas, que vão de manuais, aos movidos por pedais e versões elétricas. Além de máquinas de fazer tricô, há equipamentos para a confecção de estofados e até miniaturas feitas para crianças fabricarem vestimentas para as bonecas.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura convida comunidade para a exposição “Flores e Cores: A Natureza em Pintura”
Publicidade
A mostra, entretanto, não limita-se à equipamentos. Há uma diversidade de roupas, desde um traje típico da Baviera, vestidos de batismo confeccionados em 1936 e 1937, além de um terno de verão do ex-prefeito Arno João Frantz. Também estão presentes revistas de moda alemãs, dos anos 1950 e 1960, com moldes utilizados pelas famílias para a confecção de roupas.
A diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster, destacou que a exposição visa valorizar o acervo preservado pela instituição e que ainda não havia apresentado. Sobretudo por envolver duas figuras importantes na sociedade durante o século passado, do alfaiate e modista. “Olhava para as peças no nosso acervo e pensava quantos pontos não costurou, quantas costuras prontas não saíram daqui, quantas pessoas se casaram ou foram a um baile com um vestido confeccionado em um deles? Elas retratam uma comunidade muito preocupada no bem vestir e são histórias sobre o nosso passado”, enfatizou.



Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, quem visitar a exposição precisa estar preparado para escutar o que as peças expostas têm a dizer. “Elas falam conosco e nos contam um pouco da tradição do nosso povo, de mães que tiveram o ato de fazer uma roupa para os filhos e das costureiras que prestavam serviços à comunidade. Há uma lição muito bonita aqui”, afirmou.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade