Com a chegada do verão, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) intensifica suas ações de conscientização com a campanha Verão Laranja: Proteja Sua Pele, Preserve Sua Vida. A iniciativa busca alertar sobre a prevenção ao câncer de pele, o mais comum no Brasil, com mais de 180 mil novos casos anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, 113 usuários com diagnóstico da doença estão cadastrados nas 15 unidades da Aapecan.
A campanha promove medidas preventivas simples, como o uso de protetor solar, chapéus de aba larga, roupas de manga longa e óculos de sol com proteção UV. Além disso, reforça a importância de evitar a exposição solar entre 10 horas e 16 horas e realizar autoexames periódicos para identificar sinais suspeitos na pele.
LEIA TAMBÉM: Secretário da Fazenda diz que cortes no orçamento da Prefeitura serão necessários
Publicidade
Um ponto de destaque é o foco em trabalhadores vulneráveis, como agricultores e operários da construção civil, que ficam expostos ao sol por longos períodos. A Aapecan reforça a necessidade de proteção adequada durante o trabalho, diminuindo os riscos à saúde.
Para sensibilizar a população, a campanha traz histórias como a de Nadir Scheuermann, de 67 anos, atendida pela unidade da Aapecan em Ijuí. Após identificar sinais suspeitos na pele, ela buscou orientação médica e iniciou o tratamento necessário. “Eu nunca imaginei que poderia ter câncer de pele, mas o alerta veio a tempo. Hoje faço questão de contar minha história para que outras pessoas cuidem da pele e se previnam”, afirma.
Conscientização vai além do protetor solar
A campanha destaca a importância de observar mudanças na pele, como manchas, feridas que não cicatrizam ou pintas assimétricas com bordas irregulares. O autoexame é uma ferramenta essencial para identificar precocemente sinais suspeitos e buscar avaliação médica.
Publicidade
“Eu sempre pergunto às pessoas: ‘Você está usando filtro solar? Por que não usa chapéu?’. Não tenho vergonha de sair com meu guarda-chuva. Vergonha é não se proteger”, ressalta Nadir Scheuermann, que já passou por procedimentos para remoção de lesões no rosto, pé e nuca provocadas pela exposição solar contínua. Embora suas lesões não tenham cura, ela as maneja com cuidados paliativos.
A Aapecan reforça que adotar hábitos saudáveis e observar mudanças na pele são essenciais para prevenir o câncer. A campanha continuará ao longo do verão, com ações educativas e divulgação de dicas nas redes sociais. Para mais informações, entre em contato com a unidade da Aapecan mais próxima ou acesse aapecan.com.br.
LEIA TAMBÉM: Governo brasileiro cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura
Publicidade
Como ajudar
A colaboração pode ser em valores ou doação de alimentos e suplementos alimentares. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3056 9500 ou faça uma visita à sede, localizada na Rua Dorval Martins, 197, no Bairro Ana Nery.
Saiba mais sobre a Aapecan Santa Cruz do Sul
Completando 20 anos em março, a unidade nasceu para dar suporte a usuários que precisam vir até Santa Cruz fazer tratamento contra o câncer. O trabalho não se restringe ao fornecimento de materiais, o que passa por avaliação da equipe do Serviço Social. Os usuários ainda encontram na entidade, que possui sede própria, outros atendimentos e atividades, como grupo de apoio, atendimento psicológico e social, oficina de artesanato, reiki e culinária.
A Casa de Apoio, inaugurada em outubro de 2011, oferece hospedagem gratuita para os usuários cadastrados e acompanhante de segunda a sexta-feira. Ela dispõe de dormitórios climatizados, higienização e sala de convivência com TV, e oferece quatro refeições diárias. A capacidade é para 28 pessoas.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
uer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade