Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

opinião

Fora de pauta: aniversário

Foto: Pixabay

Há quem ame e deteste; quem fique feliz ou deprimido pela contagem do calendário. O fato é que o nosso aniversário é uma marca importante. É a vida cumprindo um ciclo para que outro comece. Como faço aniversário em janeiro, tenho sempre a impressão de que o meu dia demora muito mais que o dos outros. Ele sempre parece tão distante, ao ponto que, ao chegar, tenho a impressão de que ninguém lembra. As vezes é engraçado. Até gosto. Em algumas oportunidades, já me senti sozinho. Quem nunca passou por momentos assim no seu aniversário, não?

Eu faço parte do time que reflete sobre a vida, a existência e as experiências vividas. Acho importante esse revisionismo do que já fizemos, falamos, choramos ou gargalhamos. Revisitar nossas atitudes em situações semelhantes aos 15, 20 ou 50, permite uma avaliação do quanto avançamos ou regredimos; se algo poderia ser diferente. Se fui um bom filho ou pai.

LEIA TAMBÉM: Fora de Pauta: “Esquecer jamais”

Publicidade

Não há como segurar o tempo. E o aniversário evidencia isso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros em 2024 é de aproximadamente 76 anos. O professor, escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella diz em suas palestras, onde reflete sobre a vida, que até a metade – ou seja, 38 anos – vivemos em contagem crescente. Depois, o ser humano vive em contagem regressiva. Eu já estou nesse time, mas não é um problema para mim.

O que quero dizer com essa reflexão é que pensar sobre o que fizemos e queremos fazer é importante, ao passo do tempo que não para. E não vai parar. É preciso que fique claro! Não se trata de promessa de ano novo, pular “ondinha” ou vestir a cor indicada. É muito mais sério. Se trata do seu tempo aqui neste plano e o que você fará com ele. Fazer aniversário faz voltar a noção do quanto o tempo é implacável. Seja uma pessoa física ou jurídica. Sim, empresas também fazem aniversário. E a reflexão vale para elas também.

LEIA TAMBÉM: Fazer diferente

Publicidade

São raras as empresas que têm o privilégio de chegar aos três dígitos junto ao nome. Ou perto disso. Em um mercado como o do século atual, mais difícil ainda. E a fórmula não é complicada: basta ter e confiar em pessoas. O que acho interessante no aniversário de empresas são as histórias e os ensinamentos que elas deixam como legado para quem já vestiu sua camiseta um dia. Vidas, festas, dilemas e, por que não, até tragédias: tudo é um aprendizado para aqueles que dedicam um tempo da sua vida para prolongar a de uma pessoa jurídica.

Eu já decidi muitas coisas e outras decidirei no meu próximo aniversário que chega em breve. Não farei festa, já adianto aos amigos. Há motivo para isso. É especial e inédito na minha contagem. Vou comemorar o meu aniversário de 41 anos junto com os 80 anos da Gazeta. Nascemos no mesmo dia, 26 de janeiro. E quis o destino que uma data tão importante para mim se tornasse ainda mais significativa junto com a empresa que me acolhe, e faz a diferença na vida de tantas pessoas, há quase oito décadas. Será um lindo dia, como deve ser um aniversário.

LEIA MAIS DA COLUNA FORA DE PAUTA

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.