Com a chegada do Natal, o comércio de Santa Cruz do Sul entrou em ritmo acelerado desde a semana passada, quando passou a adotar o horário estendido para atender à crescente demanda dos consumidores. A medida visa facilitar as compras de última hora e oferecer outras oportunidades para quem precisa garantir presentes ou adquirir as últimas mercadorias para a celebração natalina.
Na tarde desse domingo, 22, as lojas da região central apresentaram movimento intenso, impulsionado pelo horário especial e a temperatura amena. O último dia de programação da Christkindfest também atraiu clientes para os estabelecimentos, visto que a maioria das pessoas que esteve na Praça Getúlio Vargas aproveitou para caminhar pelos estabelecimentos da Rua Marechal Floriano e arredores.
LEIA TAMBÉM: Sequência de furtos causa insegurança e medo a moradores e empresários do Bairro Goiás
Publicidade
A alta movimentação de clientes reforça a importância do período natalino para o varejo. Visando aumentar os lucros, a Joalheria e Ótica Kothe aderiu aos horários estendidos propostos pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP). A gerente Luana Kessler comentou sobre a mobilização desse domingo. “Hoje o dia está bem agradável, por isso já percebemos um movimento maior desde cedo”, relatou.
Luana contou que sexta-feira foi o dia de maior circulação de clientes na loja, mas acredita que abrir o estabelecimento até por volta das 21 horas já seria suficiente. “Não temos visto muitas pessoas até as 22 horas. Como nossa cidade está bonita, as pessoas preferem ir para bares e restaurantes”, argumentou.
Agora a loja se prepara para os dois últimos dias de horários ampliados antes do Natal. “Estamos vendo muitas pessoas na rua, esperamos que isso reflita no movimento até o final do ano.”
LEIA TAMBÉM: Roxinhas realizam Festa de Natal Solidária no Bairro Faxinal Menino Deus
Publicidade
Nelsi Brixius é proprietária de uma loja de bazar, brinquedos e acessórios, e assim como os demais estabelecimentos, aderiu aos horários estendidos para aumentar as vendas. Para ela, os desfiles da Christkindfest contribuíram para a ida de clientes à loja, mas somente até perto das 21 horas, visto que, após esse horário, as pessoas preferem caminhar pelas ruas centrais.
No entanto, Nelsi pretende seguir abrindo a loja à noite. “É o que faz aumentar as vendas. Como são poucos dias no ano, acabamos aderindo”, completou.
Horários
Nesta segunda-feira, 23, a sugestão do Sindilojas-VRP é que as lojas permaneçam abertas até as 22 horas. Nesta terça-feira, 24, a indicação é até as 17 horas. Já na quarta-feira, as empresas estarão fechadas.
Publicidade