A comunidade de Cerro da Mula, no interior de Sinimbu, por meio do Centro Cultural e Memorial Erich Kuentzer, realizará neste sábado, 21, a quarta edição do Natal da Colônia. A programação começa às 19 horas e também é alusiva aos 200 anos de imigração alemã no Brasil, com uma exposição de fotos dos primeiros moradores da localidade para valorizar as famílias descendentes dos colonizadores e das pessoas que ajudaram a construir a escola, uma das primeiras no município.
A programação contará com as mensagens dos pastores das igrejas luterana e evangélica de confissão luterana, participação da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) de Santa Cruz do Sul, do grupo instrumental da comunidade evangélica de Linha São João, do grupo de violão Elas Encanto, um show especial, e, antes do encerramento, a chegada do Papai Noel. O palco é uma área a céu aberto, em meio à natureza. Os organizadores pedem que cada pessoa traga a sua cadeira.
LEIA TAMBÉM: Christkindfest chega ao último fim de semana; veja a programação
Publicidade
O coordenador do evento, Person Iser, em entrevista ao programa Rede Social da Rádio Gazeta 107,9 FM, destacou que Sinimbu tem várias atrações para o público conhecer. “Vamos mostrar mais uma vez que o trabalho voluntário é importante, ainda mais em um ano com catástrofes com a enchente. É preciso olhar o lado humano, porque houve muitas perdas, mas acreditamos que é motivo de celebrar a vida, a retomada”, afirma Iser. O tema da celebração deste ano é Sempre haverá um novo Natal.
A organização conta com a participação de ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Erich Kuentzer, moradores, descendentes da comunidade e empresários. Person Iser lembra que a primeira edição do evento teve a participação de 60 pessoas, aumentando a cada ano. Para este sábado, a expectativa é reunir cerca de 400 pessoas. “É importante tirar um tempo para este momento de reflexão. Por isso, pedimos para cada um convidar mais alguém para participar do evento”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Escola Esperança realiza formatura do Ensino Médio nesta sexta
Publicidade
Iser lembra que o Natal na Colônia começou com a organização de ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Erich Kuentzer de forma voluntária, além do apoio de outros colaboradores. Hoje conta com parceiros de outras localidades que buscam resgatar a importância do patrimônio cultural da escola. “É uma das escolas mais antigas no município, que foi restaurada”, observa Iser. O colégio não funciona mais e o prédio atualmente abriga o Centro Cultural e Memorial Erich Kuentzer. O local fica a oito quilômetros do Centro de Sinimbu.
*Colaborou a jornalista Aline Silva
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙