Na manhã desta sexta-feira, 13, o Hospital Santa Cruz oficializou a inauguração da tão esperada UTI Pediátrica, um marco para a saúde regional que amplia a capacidade de atendimento e moderniza a estrutura hospitalar. O ato inaugural reuniu diversas autoridades, direção do hospital e imprensa. A nova unidade, que inicia sua operação com a perspectiva de equilibrar a demanda de leitos pediátricos, foi viabilizada graças a uma mobilização conjunta entre a comunidade, o poder público e representantes parlamentares.
Para garantir o funcionamento da UTI Pediátrica, o deputado federal Marcelo Moraes (PL) destinou recursos que custearão a unidade por 30 meses. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul fará a complementação de cerca de R$ 300 mil mensais.
LEIA TAMBÉM: Gilson Becker anuncia reajuste salarial de 7% para o funcionalismo
Publicidade
A inauguração da unidade atende a uma resolução do Ministério da Saúde que exige a separação física entre as UTIs Neonatal e Pediátrica, cada uma com equipes especializadas. Para isso, o Hospital Santa Cruz reestruturou a UTI Neonatal, que passou a funcionar onde antes operava a UTI Neopediátrica, com a ampliação de oito para dez leitos – sendo oito destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicidade