Mais dois partidos entraram para a lista dos que devem responder à Justiça Eleitoral por supostas candidaturas fictícias. A titular da Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Sul, Catiuce Ribas Barin, apresentou ações de investigação judicial eleitoral em desfavor dos integrantes da nominata do PDT e do PRD.
No caso dos trabalhistas Eracema de Souza e Eleda Maria Dalbosco fizeram, respectivamente, quatro e dez votos. No PRD, Neida Groff conquistou seis votos na eleição de outubro. O questionamento da promotora é sobre o não atendimento à legislação eleitoral, infringindo o artigo 10 da lei 9.504/97, que trata sobre a cota de gênero.
LEIA TAMBÉM: Ministério Público pede cassação da nominata do PP em Gramado Xavier
Publicidade
A suspeita é de que nomes de mulheres tenham sido colocados nas nominatas apenas como forma de garantir os 30% exigidos pela lei, para que pudesse ser completa com os candidatos homens.
Marcos Antônio Berte, que preside o PRD, diz que o partido já respondeu à Justiça e aguarda a decisão com tranquilidade, “pois nada foi feito de errado”. Paulo Berté diz que o PDT avalia a situação e, no momento certo, apresentará as “devidas informações”.
O PRD conquistou uma cadeira na Câmara de Gramado Xavier, com o vereador Jorge Ferreira. O PDT não alcançou o quociente eleitoral para garantir uma vaga. Caso a Justiça acate à solicitação da promotora, os votos de ambas nominatas são anulados e abre uma vaga no Legislativo.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙