Em solenidade na manhã de sábado, 7, foi realizada a formatura da 12ª turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Regimento Gomes Carneiro, em Santa Cruz do Sul. O evento, que reuniu autoridades civis e militares, familiares e amigos dos 20 formandos, aconteceu no Pátio Duque de Caxias.
De acordo com a unidade militar, “a cerimônia reconhece oficialmente o esforço, a disciplina e o comprometimento dos alunos, celebrando os valores fundamentais do Exército, como lealdade, patriotismo, honra e camaradagem”. Em seu pronunciamento, o coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, que é comandante do 7º BIB, enfatizou o esforço de todos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai participar de estudo nacional sobre saúde e nutrição infantil
Publicidade
À Gazeta do Sul, ele destacou as duas vertentes que dão ênfase ao curso. “Uma é para nós, enquanto Exército, que estamos capacitando mais uma força de trabalho, com militares que têm plenas condições de ajudar na nossa missão precípua que é a defesa da pátria. A partir de espaço de treinamento intensivo, com valores aprendidos, eles exercitam as técnicas e táticas militares para estarem à frente do pelotão”, frisou.
“E a outra é para a sociedade, que acaba tendo para si cidadãos com uma formação moral, valores arraigados que vão com certeza ajudar a sociedade, dentro da mentalidade que é passada para eles”, acrescentou. Ainda de acordo com o coronel Sparta, uma nova turma deve ser incorporada ao curso do NPOR em fevereiro de 2025.
LEIA TAMBÉM: Projeto que prevê banco de doação de cabelos ingressa na Câmara
Publicidade
“Muita dedicação”, diz melhor aluno do curso
A 12ª turma do NPOR contou com 20 alunos, que vieram de quatro cidades da região. São 13 de Santa Cruz do Sul; um de Sinimbu; três de Venâncio Aires e três de Vera Cruz. Mas para um deles, a solenidade foi ainda mais especial. Lucas Arend Wegner, de 19 anos, foi agraciado com a espada de prata e a medalha Correia Lima, sendo indicado como o melhor aluno do curso.
Ele mora com sua família em Linha Sete de Setembro, interior de Santa Cruz do Sul, e falou sobre o curso. “A batida foi forte. Foram dez meses, iniciando com internato, depois uma série de campos e várias provas intelectuais, sendo avaliado intelectualmente, fisicamente e na área afetiva. Mais ao final dos dez meses, aprendemos várias matérias do militarismo”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Semana será de tempo instável em Santa Cruz; confira a previsão
Publicidade
“Foi muita dedicação, e muitas horas sem dormir para estudar e ser o melhor”, salientou Lucas. Ao final do evento de sábado, ele posou para fotos com a mãe Janete Maria Arend, de 52 anos, o pai Daniel Wegner, de 53, e a namorada Mylena Fischer, de 19 anos.
Sobre o que quer para o futuro, o jovem militar não titubeou. “Se Deus quiser, quero voltar para o batalhão e servir como oficial temporário.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙