A Gazeta do Sul chega à reta final de ano com alguns de seus projetos editoriais de longo curso também se encaminhando para a culminância. E são iniciativas que posicionaram a empresa na proeminência em termos de conteúdos relevantes na área cultural. Mas não só: ficarão, para a posteridade, como esforço para a preservação e a recuperação da memória, e para o fortalecimento dos laços identitários na região e dela com o grande mundo.
Uma das ações que terá no próximo fíndi sua derradeira edição é o projeto estruturado em torno da imigração alemã para o Sul do Brasil. Em julho de 2023, a Gazeta trouxe a primeira edição de uma série que, naquele momento, inaugurava a contagem regressiva para os 200 anos desde a chegada das primeiras famílias germânicas ao Brasil. Esse projeto estendeu-se até julho deste ano, com mais de 50 edições, veiculadas aos finais de semana.
Pela profundidade das investigações e pela indiscutível qualidade das fontes (especialistas, historiadores, professores, autoridades), esse material foi gerado desde o princípio já com a pretensão de transformá-lo, posteriormente, em livro. E isso será efetivado em 2025, devendo resultar em volume inédito em seu tipo de abordagem e com seu perfil de registro histórico. Tende a ficar como repositário de memória sobre fatos que ajudaram a conformar o Brasil como ele hoje é.
Publicidade
Mas mal a série de reportagens sobre o bicentenário era concluída e já na semana seguinte, ainda em julho, inauguramos um segundo tempo de abordagens: agora voltadas a celebrar os 175 anos de imigração alemã em Santa Cruz do Sul, já tendo no horizonte o dia 19 de dezembro, quando a efeméride ocorreria. Agora estamos a pouco mais de dez dias desse marco, e também essas edições especiais chegam ao ápice.
Nesta edição, o jornalista Julian Kober e o fotógrafo Alencar da Rosa visitaram Vale do Sol para detalhar os primórdios e o crescimento da antiga Trombudo. No próximo fíndi, na última edição da série, integrantes da comissão encarregada dos festejos farão avaliação dos trabalhos realizados ao longo dos meses e detalharão as iniciativas que marcarão a passagem dos 175 anos da colonização local e regional.
Se os especiais alusivos à imigração alemã chegam a bom termo, o mesmo vale para outra ação que voltou um olhar carinhoso para os distritos e as principais localidades de Santa Cruz. A série Vida no Interior fará ainda mais uma visita, a Cerro Alegre, para completar seu percurso. E em nossa Redação Integrada já ganha forma a próxima jornada: em 2025 passaremos a visitar, semana após semana, todas (vale enfatizar: todas!) as cidades do Vale do Rio Pardo para descrever, em detalhes, a sua rotina, os seus potenciais e os seus diferenciais.
Publicidade
Você é, desde já, nosso convidado especial para viajar conosco pelas páginas da Gazeta do Sul e conhecer cada um desses encantadores recantos. Boa leitura, e bom final de semana!
LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade