A prefeita de Santa Cruz do Sul Helena Hermany assinou na tarde desta sexta-feira, 6, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, o termo que autoriza o início das obras para construção de 21,31 quilômetros de rede hídrica em Linha Vitorino Monteiro, no distrito de Monte Alverne.
Em um investimento orçado em R$ 1.508.200,00, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), a construção da rede ficará a cargo da empresa Hidroconcórdia, vencedora da licitação. Quando estiver em pleno funcionamento, a nova rede garantirá o abastecimento de água potável para 93 famílias.
LEIA TAMBÉM: Conferência define dez demandas regionais a serem levadas para a COP-30 em 2025; veja quais são
Publicidade
O sistema será alimentado pelo poço artesiano de Vitorino Monteiro, que foi perfurado em agosto do ano passado e tem vazão de 3,5 mil litros por hora, reforçado pelo poço São Martinho, com vazão de 14,7 mil litros por hora. A capacidade de reservação é de 30 mil litros. Os serviços deverão se estender pelo prazo de 10 meses, com previsão de término para outubro de 2025.
Após a assinatura do termo de início, feita diante de aproximadamente 30 moradores, ela destacou o impacto positivo da obra, viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, coordenada por Josiane Frantz. “Água, luz trifásica e internet são indispensáveis para evitar o êxodo rural e contribuir para que os moradores permaneçam no campo. O jovem só fica no interior se perceber que lá ele tem condições de crescer e ter um futuro promissor”, analisou a prefeita.
LEIA TAMBÉM: Previsão do tempo: chuva vai predominar em Santa Cruz no final de semana
Publicidade
Representando a comunidade, Enio Muller expressou sua gratidão pela realização de um sonho. Ele destacou que a falta de água vem sendo obstáculo há cerca de duas décadas, situação agravada durante as estiagens. “Durante anos, esta demanda ficou apenas na promessa. Agora vemos nosso sonho se tornar realidade. Essa rede vai facilitar a vida, tanto no consumo humano quanto para consumo dos animais, ajudando o jovem a permanecer no interior, investindo na agricultura. Afinal, a decisão de ficar não depende só de internet, mas também de saúde e qualidade de vida”, afirmou o morador.
Na ocasião, Helena também explicou aos moradores os desafios enfrentados para viabilizar a obra, ressaltando a burocracia envolvida. “Gostaria que esta rede já estivesse pronta, porque sei da urgência e da necessidade de vocês. Mas superamos muitas etapas, e hoje damos um passo definitivo. Agora, a obra pode começar imediatamente. E gostaria muito de ser convidada, no futuro, para a inauguração, para poder celebrar este marco com vocês”, disse a prefeita.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙