Paralisadas desde 2018, as obras de reforma da Casa de Cultura de Vera Cruz foram retomadas nesta quinta-feira, 23. O restauro, em parceria entre o Rotary Club e a Prefeitura, está mais de 90% concluído. Com a realização dos últimos reparos, a previsão é que o trabalho esteja finalizado e entregue até o fim do mês de agosto.
O prédio no Centro de Vera Cruz, tombado em 2006, foi construído em 1912 pela família Wild Ferraz. O local fica na esquina das ruas Carlos Wild e Thomas Gonzaga e teve a reforma iniciada em 2009, com recursos de empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e doações de pessoas físicas. Ao todo, cerca de R$ 400 mil foram investidos. No entanto, questões burocráticas e as dificuldades financeiras acabaram travando as atividades.
LEIA TAMBÉM: Casa Lar de Vera Cruz ganhará nova estrutura
Publicidade
Entre os trabalhos realizados na casa, toda a estrutura de madeira foi refeita, assim como o telhado, o assoalho e forro. As aberturas foram recuperadas e pintadas e a pintura externa foi refeita. Conforme o Município, faltam ainda parte da pintura interna, lixamento e pintura do assoalho, colocação de rodapés e rodaforros, instalações elétricas, ajardinamento e colocação de vidros.
De acordo com o responsável pela obra de restauro da Casa de Cultura e membro do Rotary Club Vera Cruz, Ivan Armando Marx, a entidade assumiu a gestão da reforma em 2011. “Essa obra passou à responsabilidade do Rotary, que era uma entidade que poderia captar recursos por meio da Lei Rouanet. Ela vem sendo tocada a diversas mãos desde aquela época e no ano de 2018 acabaram os recursos, assim como o período de captação. Então, não pudemos mais captar”, explica.
Contudo, um valor de R$ 20 mil proveniente da Câmara de Vereadores foi destinado para o local. Com a verba, e usando mão de obra da Prefeitura, o trabalho deve ser concluído nas próximas semanas. “Está praticamente pronta, a estrutura da casa foi toda restaurada e faltam apenas detalhes”, conta Marx. Assim que for entregue para a comunidade, o prédio deverá abrigar os museus da cidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Vera Cruz renova frota de veículos leves