Uma nova tecnologia será aplicada de forma experimental na RSC-287 em breve. Trata-se do High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), cujo nome pode ser traduzido como sistema de pesagem com veículo em movimento. O novo formato, que será implementado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, possui tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle, que permite o fluxo contínuo ao longo da rodovia.
No fim da tarde desta quinta-feira, 28, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, assinará um termo aditivo para a implementação experimental do HS-WIM na RSC-287. O contrato prevê um período de testes de dois anos. O ato integra a programação do 1º Seminário de Rodovias Inteligentes, evento realizado pela secretaria e que ocorre ao longo do dia no auditório da Famurs, em Porto Alegre. A instalação de duas balanças já estava prevista no contrato de concessão com a Rota de Santa Maria.
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Com esse novo sistema, todos os veículos são pesados automaticamente ao passarem por uma determinada seção da via, que será sinalizada por um pórtico. Os sensores para a pesagem ficam embutidos no pavimento. Se for detectado que a carga está acima do permitido, o motorista será avisado por meio de um painel automático de mensagens, logo adiante. Dados como placa, tipo de veículo e número de eixos também são registrados pelo sistema.
Os veículos com sobrepeso ainda deverão fazer o transbordo da carga e serão autuados pelo órgão fiscalizador. As multas, cujos valores partem de R$ 130,16, serão enviadas aos condutores infratores. Durante o período de testes do novo sistema, serão discutidas maneiras para realizar a fiscalização e a abordagem dos veículos com sobrepeso.
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O equipamento fica acionado 24 horas por dia, ao contrário das balanças tradicionais, que funcionam por 16 horas e dependem de uma pessoa para operar. Além disso, no HS-WIM não é necessário que os veículos parem para serem pesados, o que representa outra vantagem em relação ao sistema comumente utilizado. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a duração média da pesagem é de pouco mais de um segundo.
Sistema deve ser implementado entre Santa Cruz e Venâncio
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 no início deste ano, o diretor-geral da concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, já havia adiantado que a implementação do sistema na RSC-287 estava sendo avaliada junto à Secretaria de Logística e Transportes e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Na ocasião, a expectativa do gestor era de que o sistema fosse instalado no trecho entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, em ambos os sentidos, visto que é o ponto que possui o maior tráfego de veículos. O local exato ainda será estudado.
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“Se fosse uma balança no modelo tradicional, teríamos um problema muito mais grave porque ela ocupa um espaço muito grande. Com esse sistema novo, é mais fácil nós adaptarmos ele à rodovia atual, gerando menos impacto ao usuário, porque não vai gerar parada de veículos, não vai gerar fila, vai dar mais efetividade e não vai impactar o entorno”, explica Conterato. O diretor-geral da concessionária também destaca a importância da fiscalização da carga dos veículos, visto que o excesso de peso causa danos no pavimento.
O gestor ainda elogiou a aceitação do governo estadual em relação à implementação do novo sistema. “É consenso no nosso meio que o sistema é o futuro da fiscalização de carga no Brasil. É muito bom ver essa iniciativa, essa receptividade à inovação e melhoria dos serviços. E nesse caso aqui, eu acho que temos condições de entregar um serviço muito melhor.”
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Modelo chegou ao Brasil no ano passado
Entre 2023 e 2024, o HS-WIM passou pelo seu primeiro período de testes no Brasil. O sistema foi implementado em quatro pontos das BRs 364 e 365, entre Minas Gerais e Goiás, em trecho da concessionária Ecovias do Cerrado. A experiência apresentou bons resultados. De acordo com a ANTT, no pórtico instalado no quilômetro 640 da BR-365, em Uberlândia, entre setembro do ano passado e junho deste ano, mais de 2,4 milhões de veículos passaram pelo sistema, sendo 701 mil veículos pesados.
No fim de julho deste ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez a homologação do HS-WIM. Com isso, o sistema pode ser aplicado pela ANTT em contratos de concessão rodoviária.
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Benefícios do HS-WIM
- Sem necessidade de diminuição de velocidade e parada em Postos de Pesagem Veiculares, diminuindo atrasos de viagens;
- Diminuição de riscos de acidentes pela não existência de “rabos de fila” nos acostamentos, associados à pesagem de balança seletiva em PPVs;
- Diminuição na emissão de poluentes, uma vez que veículos não necessitam reacelerar;
- Diminuição nos custos operacionais de manutenção de veículos, menos desgaste de freios, sistema de tração e combustíveis;
- Fiscalização da totalidade de veículos de carga que trafegam pelo trecho rodoviário;
- Menores custos de implantação física se comparados com as obras necessárias à implantação de balanças fixas e PPVs;
- Fiscalização eletrônica de todos os serviços relacionados ao transporte rodoviário de cargas (Vale-Pedágio obrigatório, DT-e, MDF-e, PEF e etc);
- Fiscalização remota do excesso de peso, otimizando a disponibilidade de fiscais e melhorando a prestação dos serviços públicos.
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